Notícia

Educação para a sustentabilidade no Espaço Cemig Sesi

Projeto emprega recursos tecnológicos lúdicos e linguagem contemporânea para despertar atitudes de eficiência energética

Foi aberto, no dia 6/3, o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, integrado ao conjunto do Museu de Artes e Ofícios (Sesi MAO), na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. Trata-se de um projeto que, desde a concepção, tem a educação como foco. O espaço aborda a sustentabilidade do planeta, encorajando uma mudança de atitude em relação ao uso dos recursos naturais e, de modo particular, da energia.

Durante a inauguração do Espaço, realizada em 5/3, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destacou que a parceria estratégica entre as instituições leva o importante debate sobre a eficiência energética ao grande público. “Fiemg, Sesi e Cemig criaram um espaço lúdico e educativo. A energia é um insumo fundamental para a indústria e o acervo do Museu apresenta o tema de forma muito rica, mostrando a história da energia em Minas Gerais e no mundo. A partir de agora, nos unimos para produzir conhecimento e debater sobre eficiência energética. Aqui será apresentada e debatida a indústria do futuro”, afirmou o líder industrial.

Para o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, é importante que a população saiba cada vez mais sobre a necessidade de hábitos sustentáveis. “Nós temos que ficar preocupados com o desperdício. Temos que garantir que as gerações futuras tenham os mesmos recursos naturais que nós temos hoje. Economizar energia é economizar recurso natural, diminuir o desperdício é ajudar o futuro do país”, destacou Passanezi.

O Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética assume a meta de receber, em dois anos, 100 mil estudantes de escolas públicas estaduais e municipais para visitas guiadas, oferecendo transporte exclusivo de ida e volta para os grupos. Em Belo Horizonte, não haveria lugar melhor do que o Sesi MAO para essa empreitada. Afinal, a equipe do museu é reconhecida nacionalmente pelo intenso, longo e qualificado trabalho educativo com alunos dos ensinos fundamental e médio.

A presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Ângela Gutierrez, comemorou a chegada da nova atração do Sesi MAO. “É uma parceria necessária e educativa. Com a nova parceira, que é a Cemig, coroamos mais ainda este espaço. É possível conhecer melhor o passado, trazido pelo acervo do museu, e vislumbrarmos o futuro, por meio das exposições”.

Diante de um público preferencial que se expressa por novas linguagens num mundo de disrupções tecnológicas constantes, o projeto museológico do Espaço de Eficiência Energética adotou soluções contemporâneas atraentes para a garotada. Imersos numa festa de cores e outras experiências sensoriais, os estudantes encontrarão games originais, painéis táteis, videowall e projeções em 3D, assegurando de modo lúdico uma forte interatividade, marca da comunicação dos tempos atuais.

Homenagem

A personalidade homenageada pelo Espaço, a física e professora Beatriz Alvarenga, é apresentada por meio de vídeo de animação, em que a própria educadora guia o público pelo conhecimento da Física e de como essa ciência se manifesta nas transformações tecnológicas que foram também mudando radicalmente as formas como a energia é produzida e consumida no cotidiano, nas casas e ruas.

Ninguém melhor do que Beatriz para protagonizar essa viagem: ela inovou decisivamente no ensino de Física no Brasil e América Latina, aproximando o conteúdo da experiência prática dos estudantes e tornando o estudo uma experiência convidativa e proveitosa. O vídeo projeta a vida dessa professora, hoje com 97 anos, prolongando simbolicamente seu ofício de educação de jovens, por meio da apresentação ao público dos crescentes e mais do que nunca necessários avanços no aproveitamento das energias eólica e solar, por exemplo, chamadas usualmente de energias limpas.

Representando a homenageada, Angela Alvarenga, sobrinha de Beatriz, agradeceu a valorização da trajetória da tia cientista. “Esse reconhecimento é de extrema importância. Infelizmente, hoje ela não tem condição de conhecer o local, mas está ela presente por meio do trabalho que desenvolveu durante toda sua vida. É um motivo de orgulho muito grande para nós”.

A trilha de visitação incorpora espaços já existentes do acervo permanente do Sesi MAO, que se dedicam à produção de energia desde o século 19, chamando a atenção do público para a riqueza desse equipamento de cultura de Belo Horizonte. Os equipamentos e mobiliário estão dispostos de forma a apresentar o conteúdo da eficiência energética em dois blocos básicos: o funcionamento dos equipamentos e a esfera comportamental.

Arte contemporânea

Nas salas do segundo andar do Museu, o Espaço de Eficiência Energética Cemig Sesi realizará uma série de exposições de artistas contemporâneos consagrados. A seleção dos artistas e obras recai sobre trabalhos que dialogam com o tema da eficiência energética ou que empregam formas de energia em sua construção. Graças a essa iniciativa, a população de Belo Horizonte poderá apreciar obras que serão expostas pela primeira vez na cidade, como as instalações “Zero Hidrográfico” e “Relâmpago”, de Gisela Motta e Leandro Lima, dupla que assina artisticamente Motta & Lima.

Funcionamento do Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética

Local: Museu de Artes e Ofícios Sesi MAO – Praça Rui Barbosa, 600, Centro, BH-MG.

Aberto à visitação do público em geral de quarta a sexta-feira, das 11h às 17, aos sábados e feriados das 9h às 17h.

Visitas agendadas: terça-feira.

Visitas agendadas para escolas: (31) 3248-8621.

Galeria

Últimas notícias

  1. FIEMG doa mais uma remessa de máscaras e álcool ao Complexo de Saúde São João de Deus

    Leia

  2. Pandemia não intimida ações da Agenda de Convergência do Vale do Aço

    Leia

  3. SENAI-MG desenvolve túnel de desinfecção para enfrentamento da Covid-19

    Leia

  4. Seu futuro é agora!

    Leia

  5. CNI realiza live sobre Indústria de Software, Serviços de TI e Comunicações

    Leia

  6. Presidente da FIEMG, em reunião com presidentes sindicais, mostra confiança para a retomada da economia

    Leia

  7. Respiradores produzidos pela Tacom, com apoio da FIEMG, são homologados pela Anvisa

    Leia

  8. SICOOB Credifiemg é o novo parceiro do FIEMG Competitiva On-line

    Leia