Notícia

Empresas do setor de vidros passam por capacitação

FIEMG Competitiva promove o curso “Gestão da Produção Industrial” para empresas associadas ao SINVIDRO

Empresas do setor de vidros de Minas Gerais participaram nos dias 25 e 26/09, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, do curso “Gestão da Produção Industrial”.

A capacitação teve como objetivo instruir os participantes a melhorar os seus processos, o tempo e o fluxo de produção e a otimização do layout da empresa, visando ganhos de produtividade e competitividade setorial.

Andréa de Oliveira Silva, analista de projetos da Gerência de Projetos para a Indústria do IEL/MG, explica que essa ação é a primeira realizada com o sindicato. Segundo a analista, no começo deste ano foram apresentadas algumas propostas para o SINVIDRO, e diante da demanda do sindicato, alinharam que essa seria uma ação importante para apresentar para as empresas associadas. “O curso auxiliou as empresas a entender quais são os benefícios de algumas ferramentas e a importância que elas têm. Muitas vezes nós temos a visão que isso vai gerar gastos de tempo, mas na verdade é ao contrário, vai ser um investimento da empresa que vai ajudar a otimizar o resultado e resolver dificuldades que não conseguiriam sozinhos”, afirma.

É importante que todos na empresa estejam engajados. O curso não tenha só a participação do gestor, mas também da pessoa que vai ser responsável por disseminar aquelas informações, implantar e acompanhar.

Dez empresas participaram do curso “Gestão da Produção Industrial”. Cristiane Alecrim, gerente financeira da Minas Lapidação, achou excelente a capacitação. “Muito bom ter unido a teoria, a prática com a realidade das empresas que participaram da capacitação. A metodologia usada pelo instrutor abriu a mente de todos. Estamos com mais conhecimento e querendo colocar em prática a metodologia e as ferramentas na empresa”, ressalta.

De acordo Eduardo Sales, da Bell Temper e presidente da Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores de Vidro (AMVID), alguns conceitos aplicados no curso já são executados em sua empresa, mas de forma amadora e intuitiva. “Agora, tendo conhecimento das ferramentas e da forma como usá-las, que foi ensinado didaticamente, vai ser bastante útil no dia a dia do nosso trabalho”, diz.

O instrutor responsável pelo treinamento, o engenheiro Silvio Comonian, consultor do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), ensinou aos participantes metodologias e ferramentas de gestão que possam ser usadas nas fábricas usando exemplos reais.

O curso Gestão da Produção Industrial é uma ação do programa FIEMG Competitiva em parceria com o Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais - SINVIDRO-MG. A próxima ação prevista  é o lean manufacturing, em outubro, com duração média de três meses, que vai ser executada pela equipe técnica do SENAI.

Galeria

Últimas notícias

  1. Rumo ao associativismo do futuro

    Leia

  2. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  3. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  4. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  5. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/11

    Leia

  6. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  7. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia

  8. Paula Aguiar Barboza ministra palestra para empresários mineiros

    Leia