Notícia

Equipe de Governador Valadares é grande campeã no Festival SESI de Robótica

Mineiros fizeram bonito na competição, trouxeram troféus e muita experiência na bagagem

O grito “Uh, é pão de queijo!” tomou conta dos corredores do Parque do Ibirapuera durante o Festival SESI de Robótica 2020, realizado em São Paulo. Na cerimônia de premiação, que aconteceu em 8/3, o grito foi cantando com ainda mais animação graças à conquista da equipe Turma do Bob, da Escola Sesi de Governador Valadares, que foi a grande campeã nacional da categoria First Lego League (FLL).

O resultado foi muito animador para os participantes mineiros: seis equipes foram premiadas no torneio. Na categoria FLL, além do 1º lugar-geral, a Turma do Bob levou a 3ª colocação no Desafio do Robô. O Prêmio Trabalho em Equipe consagrou duas equipes mineiras: a Lego Bros, de São Gonçalo do Sapucaí, e Atombot, de São João del-Rei. Os estudantes da unidade de São João Nepomuceno, da Equipe Delta, ficaram com o 2º lugar do Prêmio Solução Inovadora.Já na categoria First Tech Challenge (FTC) a equipe Tech Bros, da Escola SESI de São Gonçalo do Sapucaí, foi campeã da Aliança Finalista e ainda recebeu o prêmio Conexão. E os jovens do time Starbots, de Betim, foram premiados pela melhor Divulgação.

Para o aluno Gabriel Cruzati, a conquista da Turma do Bob representa um marco na história da robótica em Minas. “É a primeira vez que uma equipe fora de São Paulo consegue uma premiação dessa. É a nossa primeira vez no Festival Nacional e conseguimos esse destaque grandioso. Estamos muito felizes porque estamos vivenciando esse divisor de águas na história dessa equipe que, certamente, marcará o seu futuro”, pontuou. De acordo com o estudante Antonio Caetano Neves, o sentimento é de alívio e dever cumprido, devido ao desempenho e esforço em toda a temporada. “Foi quase um ano de muito trabalho, muita dedicação para chegarmos a esse resultado. Posso dizer que foi merecido”, afirmou. A equipe é formada pelo técnico Thulyo Menezes, o professor Douglas Miguel e os alunos Antonio Caetano Neves, Gabriel Cruzati, Guilherme Vendramine, Lara Oliveira, Julia Leite e Luiz Fernando.

A pedagoga da Escola SESI de Governador Valadares, Maria Beatriz do Valle, pontuou que é fundamental aliar a tecnologia no processo de aprendizagem e que isso contribuiu para o sucesso do time. “Isso faz toda a diferença na aprendizagem, já que os benefícios são, dentre muitos, o desenvolvimento do raciocínio lógico, interpretação, agilidade, oratória, participação, disciplina, compromisso, sentimento de equipe, além de diversas outras habilidades. A Turma do Bob vem desenvolvendo suas habilidades ao longo do tempo, percorrendo uma trajetória que os levou à vitória nacional. Em todo o momento, a palavra de ordem era: equipe, respeito às diferenças e humildade. Parabéns Turma do Bob, vocês são internacionais”, disse.

As equipes mineiras Turma do Bob, Atombot e Delta estão classificadas para o SESI FLL Open Intenational Brazil, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.

Festival SESI de Robótica

Cerca de dois mil estudantes participaram da competição. O desafio dessas crianças e jovens entre 9 e 18 anos era apresentar projetos que ajudem a resolver problemas do dia-a-dia das cidades. Os estudantes fizeram parte de 168 equipes que aplicaram em seus robôs os conhecimentos de disciplinas da área de exatas como Matemática, Ciências e outras ligadas à tecnologia. O desafio mundial deste ano, batizado de “City Shaper”, foi encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes.

Premiados mineiros no Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL)

1º lugar-geral: Turma do Bob, Governador Valadares.

 

Prêmio Trabalho em Equipe

2º - Lego Bros, São Gonçalo do Sapucaí.

3º - Atombot, São João del-Rei.

 

Prêmio do Desafio do Robô

3º - Turma do Bob, Governador Valadares.

 

Prêmio Solução Inovadora 

2º - Delta, São João Nepomuceno.

 

Campeões do Torneio Sesi de Robótica First Tech Challenge (FTC)

Aliança Finalista: Tech Bros, São Gonçalo do Sapucaí.

Prêmio Conexão: Tech Bros, São Gonçalo do Sapucaí.

Prêmio de Divulgação: Starbots, Betim.

Galeria

Últimas notícias

  1. SESI é o vencedor do Prêmio Fornecedores de Destaque

    Leia

  2. FIEMG Lab: hub encerra ciclo com R$ 45 mi em negócios entre startups e indústrias

    Leia

  3. Escolas de Cultura SESI realizam mostra de encerramento 2021

    Leia

  4. Sinduscon-JF promove encontro empresarial e reafirma união do setor

    Leia

  5. Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas da FIEMG debate temas relevantes para a indústria

    Leia

  6. Impactos das recentes decisões judiciais na arrecadação de Minas Gerais

    Leia

  7. Empresas mineiras podem organizar a sua vida financeira

    Leia

  8. Lideranças da Agenda de Convergência comemoram reabertura do Aeroporto Regional do Vale do Aço

    Leia