Notícia

Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

Etapa regional da competição, realizada pela primeira vez de forma totalmente on-line, foi um sucesso

Centenas de alunos de todo o estado participaram, nos dias 11 e 12 de maio, do Torneio SESI de Robótica FLL - Regional MG. O evento, realizado de forma totalmente on-line, foi um sucesso! A transmissão contou com uma novidade: Minas Gerais transmitiu o primeiro podcast da Robótica. A WEB Rádio Robótica encantou o público com muito entretenimento e diversão. Essa foi uma maneira descontraída que o SESI encontrou para levar emoção e alegria aos participantes de uma forma mais próxima e humanizada, apesar da distância.

Os vencedores foram divulgados nesta quarta-feira, dia 12, pelo canal oficial da FIEMG do Youtube. Quatro equipes foram classificadas, sendo cada uma de uma cidade diferente, para participarem do Torneio Nacional, em junho. O primeiro lugar ficou com a equipe Atombot, do SESI São João del-Rei, que se consagrou campeã pelo terceiro ano consecutivo. O grupo de alunos, formado por Ana Maria Gonçalves, Lucas Benites, Pedro Cordovil de Souza, Hebert Campos e Barbara Resende Neri, sob a liderança do técnico Paulo de Tarso, apresentou o projeto Atomus, um programa de atividade física, desenvolvido para ser aplicado na escola SESI de São João del Rei. As outras equipes classificadas foram Amigos Droids; Lego Bros e RedHoodsLego.

O objetivo da competição é despertar nos estudantes o interesse pela robótica e pela ferramenta LEGO®, incentivar o gosto pelas ciências e tecnologias com aplicação dos conhecimentos de matemática, física e outras disciplinas. As equipes são formadas por jovens de 9 a 16 anos, dos ensinos Fundamental e Médio. O tema da competição este ano foi Replay e, nesta temporada, as equipes desenvolveram projetos de inovação com foco nos esportes e atividades lúdicas que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo. Neste torneio participam 29 equipes de 19 cidades mineiras, sendo 4 escolas públicas; 1 escola particular; 24 escolas do SESI-MG; 40 juízes voluntários; 187 competidores e 60 técnicos.

Izabela Lopes Giannetti Horta, analista de Projetos Educacionais do SESI-MG e interlocutora em Minas Gerais na organização do Torneio, conta que a entidade realiza a competição desde 2013 e, desta vez, foi feito de modo totalmente remoto. “O que antes representava uma dificuldade imensa devido às questões da pandemia, para as equipes treinarem, avaliação em modelo à distância, foi tomando forma de uma agradável programação. Tivemos dois dias de muita diversão! As equipes se desdobraram ao longo dos últimos meses, desenvolveram projetos fantásticos, e construíram robôs incríveis. Os juízes fizeram um excelente trabalho nas salas de avaliação”, ressalta.

Para a gerente da escola SESI Dom Bosco, de São João del-Rei, Fernanda Rodrigues Teixeira, a temporada 2020/2021 do Torneio de Robótica, com o tema Replay, foi fantástica. “A organização, respeito, competência, carinho e tudo mais foram exemplares. Mesmo de forma remota, os trabalhos desenvolvidos foram excelentes”, disse. Sobre a equipe, a Fernanda ressalta que eles foram perfeitos. “Superaram todas as dificuldades, por não poderem fazer treinos presenciais e, com muito carinho, dedicação, responsabilidade, organização e muita alegria conseguiram fazer um trabalho maravilhoso”, destaca.

Atombot-1.jpeg

 

Últimas notícias

  1. Inspeção veicular em pauta

    Leia

  2. Sociedade, indústria e comunidade acadêmica conectadas

    Leia

  3. Tributos e Encargos do Setor Elétrico Brasileiro

    Leia

  4. Japão e Brasil: uma parceria histórica que ainda tem muito para crescer

    Leia

  5. Equipe do SESI/SENAI São Gonçalo do Sapucaí organizou torneio amistoso de robótica

    Leia

  6. Entenda como a indústria gera desenvolvimento e empregos e chega até à mesa dos mineiros

    Leia

  7. Produtores da cana-de-açúcar lançam campanha para conter o risco dos incêndios rurais

    Leia

  8. Flávio Roscoe e Marcos Cintra debatem possibilidades para reforma tributária

    Leia