Notícia

Equipe do SESI/SENAI São Gonçalo do Sapucaí organizou torneio amistoso de robótica

Com a atividade, as equipes puderam ajudar instituições que precisam de apoio nesse momento tão difícil

A iniciativa para o ‘Amistoso Beneficente’ veio através de um brainstorming da equipe, em que, buscando ser embaixadores dos programas da FIRST através da interatividade entre as equipes da robótica, incluindo também a comunidade no intuito de trazer novas pessoas para o mundo da robótica e dos valores da FIRST. Além de ser uma espécie de treino a espera para o torneio nacional, as equipes puderam ajudar instituições que precisam de apoio nesse momento tão difícil.

Após toda a formulação do amistoso e da divulgação através das redes sociais, a equipe de São Gonçalo entrou em contato com as equipes da FIRST Tech Challenge e sete equipes aceitaram participar do campeonato. Dentre elas as equipes: Starbots #16055; Destemidos #19191; Ananintech #19188; Geartech Canaã #16054, Benderminds #18066; New Gen Leaders #17799 e a AgroTech #19193. Após o convite e toda a troca de informações, foi enviado às equipes o ‘Manual das Regras do Amistoso’.

Como orientação para as regras do torneio, os organizadores usaram como base o Manual FTC Torneio Remoto, disponibilizado pelo “Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge”, que foi adaptado para a realidade do amistoso.

e292d63a-18e3-4b57-8bf4-cc7cf2433448.jpg

O amistoso contou com a presença especial de seis pessoas que vivem a robótica além da equipe Lego Bros, a Izabela Horta que é Analista da Gerência de Educação do SESI e Operadora da robótica FLL e FTC em Minas Gerais; Marcos Souza que é Operador Nacional da FLL; o Nathan Monticeli que foi integrante da equipe de robótica do SESI de São Gonçalo do Sapucaí e hoje trabalha com o SESI e é Juiz chefe de design da modalidade FIRST Lego League. Silas Vergilio que é Juiz Chefe de FTC, o João Jorge que é juiz e participa das modalidades de FLL, FTC e da F1 IN Schools e o Victor Vinicius, professor de Educação Física que atua na robótica sendo apresentador e animador das modalidades FLL e FTC.

Junto ao amistoso, foi feita uma homenagem a uma pessoa especial para as equipes de robótica da cidade de São Gonçalo, a Rafaela, técnica e uma inspiração para as equipes, através de vídeo de dois ex-integrantes das equipes Lego Bros e Tech Bros, Daniel e José Augusto, passando um relato do trabalho na equipe e como a robótica influenciou no mercado de trabalho e na sua vida escolar.

Para a premiação do Amistoso, optaram por realizar uma ação de solidarieda para as instituições que sofreram com o impacto da pandemia. Seguindo essa proposta, foram cedidos setenta por cento do valor arrecado para a instituição da equipe vitoriosa e os outros trinta por cento para a instituição de nossa região definida pela equipe campeã.

Por meio de um Chroma Key, foi projetado um cenário com a temática do personagem ‘Mário’, totalmente idealizado pela equipe. É importante ressaltar que foram seguidos todos os protocolos de saúde, mantendo distanciamento e utilizando álcool gel, além de contarmos com um número reduzido de integrantes durante as gravações.

Por Adriano Barros

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG Regional ZM promove workshop para desenvolvimento de supervisores e coordenadores de Produção

    Leia

  3. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  4. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  5. Projeto “Mão na massa” realiza ações personalizadas para padarias em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG Regional ZM recebe deputado federal Reginaldo Lopes

    Leia

  7. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  8. Escola de Esportes do SESI JF recebe o atleta de futsal Leo Santana

    Leia