Notícia

FAPI: Bom para você, para sua empresa e para o meio ambiente

A SEMAD, PMMG e FIEMG, desenvolvem um Programa para difundir as melhores práticas ambientais e a regularização das indústrias

O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e a FIEMG, tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

“O FAPI visa ampliar a competitividade da indústria, aliando-a a regularização ambiental”, afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG. “É a oportunidade também de se empreender com as melhores práticas ambientais”, ressalta. Os analistas ambientais da FIEMG, quando solicitados pelas empresas, farão a verificação da situação atual da atividade, e a elaboração de um plano de ação para regularizar e adequar o sistema de gestão ambiental do empreendimento às legislações ambientais aplicáveis.

O gestor explica que, o empreendedor poderá acessar a Plataforma FAPI e realizar sua inscrição para participação nos Workshops Orientativos. Soares ainda pontua que, 90 dias após  os workshops, a SEMAD e a PMMG darão início a fiscalização ambiental preventiva.

As empresas que aderirem ao FAPI terão acesso ao Selo Digital de empresa participante, após comprovada as adequações ambientais necessárias.

Segundo Soares, a SEMAD e a PMMG, com base em seus planejamentos anuais estratégicos, selecionam os setores ou atividades industriais específicas para a fiscalização ambiental preventiva. Para 2020, foram escolhidos as atividades de: rochas ornamentais, metal mecânica, abate de animais e gerenciamento de resíduos de saúde.

Quer saber mais sobre o FAPI? Clique NESTE LINK e saiba tudo o que o Programa tem a oferecer.

Últimas notícias

  1. Novos hábitos de consumo traz impacto positivo para a indústria moveleira, afirma Flávio Roscoe

    Leia

  2. Especialistas debatem principais impactos da MP 998 para consumidores de energia

    Leia

  3. Industria 4.0 em foco

    Leia

  4. Cemig e FIEMG promovem webinar

    Leia

  5. “A diplomacia busca a transformação do Brasil”, afirma Ernesto Araújo

    Leia

  6. FIEMG faz doação de quartos de CTI completos para Hospital São João de Deus

    Leia

  7. Apoiando as indústrias além das Gerais

    Leia

  8. Conselho de Inovação e Tecnologia recebe presidente do CNPq

    Leia