Notícia

Festival de robótica: transporte e logística são temas da categoria FLL

Lego Bros, Atombot, Uai Sô, Delta e Robozeus são as equipes representantes de MG na FIRST LEGO League

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Cargo Connect é o tema da temporada 2021/2022 da categoria FIRST LEGO League (FLL) do Festival SESI de Robótica.  Nessa categoria, os estudantes são desafiados a criar projetos de transporte e logística e a pensar no futuro do transporte na sociedade. Dado o desafio, as equipes, formadas por jovens de 9 a 16 anos, constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm.   

No Brasil, a FLL é operacionalizada pelo Departamento Nacional do SESI desde 2004 e a sua etapa nacional, o Festival SESI de Robótica, será realizada de 26 a 29 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Minas Gerais já tem vaga garantida na FLL e irá participar com cinco equipes: 

Lego Bros – Escola SESI São Gonçalo do Sapucaí 
João Paulo de Moura Brandão, Lucas Kazue da Silva Hokari, Beatriz Gonçalves Batista Manso, Enrico Ribeiro Braga, Matheus Andrade Carvalho e Júlia Gonçalves Batista Manso.

 WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-46-1-.jpeg

Atombot – Escola SESI São João del-Rei
Hebert Campos Silva, Pedro Cordovil de Souza, Estela Oliveira Terzi, Júlia Meneses Goddi Campos e Miguel Queiroz de Souza Santos.

WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-45-1-.jpeg 

Uai Sô – Escola SESI Itaúna
Bernardo Melo Campos, Bruno Souza Carvalho, Isabella Carrano de Faria e Jeferson Henrique Moreira de Oliveira.

WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-46-2-.jpeg

Delta – Escola SESI São João Nepomuceno
Maria Eduarda Lima Novaes, Isabel Paiva Ferraz, Bernardo Siqueira Loures, Arthur Esteves Mateus e Victor Oliveira Ramos.

 WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-45.jpeg

Robozeus – Escola SESI Barbacena
Helena Pereira Duque Estrada Galego, Bernardo Siqueira de Castro, Valentina Ferreira Oliveira Santos, Leonardo Cursio Miranda, Pedro Gazinelli de Oliveira Lima e Pedro Sanches Bergamasquini.

 WhatsApp-Image-2022-05-11-at-14-34-46.jpeg

Durante a competição, os estudantes têm a oportunidade de explorar conceitos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Além disso, eles desenvolvem competências e habilidades comportamentais que vão utilizar por toda a vida. “O que pregamos é o desenvolvimento de valores e as soft skills, que são as habilidades comportamentais. Elas têm peso muito maior que as habilidades técnicas”, afirma a coordenadora do Núcleo de Inovação e Tecnologia do SESI-MG, Sabrina Pereira Silva. A gestora observa que a competição valoriza comportamentos associados ao trabalho em equipe, à cooperação, à empatia e à comunicação.  

O 4º Festival SESI de Robótica será realizado de 26 a 29 de maio, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Cerca de 1.500 estudantes irão competir em três modalidades: F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST LEGO League Challenge. 

Outras atividades – O Seminário SESI de Educação, que será realizado no dia 26, também faz parte da programação do Festival. Quem for ao Pavilhão da Bienal, de 27 a 29, poderá aproveitar as oficinas e atividades do Espaço Acesse. 

A entrada para o Festival SESI de Robótica é gratuita e a programação completa está disponível neste link.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Presidente do STF defende segurança jurídica em evento da FIEMG

    Leia

  2. FIEMG Jovem se reúne em local totalmente inusitado

    Leia

  3. Programa de Desenvolvimento de Conselheiros conclui a capacitação de nova turma

    Leia

  4. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  5. FIEMG debate custo da energia, tributos e regulação do setor

    Leia

  6. O futuro do trabalho em debate

    Leia

  7. Congresso de Direito Empresarial tem “aula” de ex-ministro da Fazenda

    Leia

  8. Canadá e Minas Gerais: mais oportunidades de negócios

    Leia