Notícia

FIEMG apoia indústrias na transição para Economia Circular

Durante a semana do Meio Ambiente, Federação mostra tendências para uma economia verde

Com o tema “Desenvolvimento de uma economia verde pós-pandemia: direções e tendências”, o webinar, realizado no dia 4/6, faz parte da Semana do Meio Ambiente. O evento contou com a participação do analista ambiental e coordenador da agenda de Economia Circular da FIEMG, Guilherme Zanforlin. O especialista da Federação apresentou a palestra on-line “Transição das indústrias para uma Economia Circular”, em que apresentou o conceito do modelo e também casos de sucesso de indústrias que toparam o desafio de buscar um negócio mais sustentável.

O analista ambiental da FIEMG disse que, para entender a Economia Circular, é necessário voltar pensar no modelo convencional de consumo. “No modelo tradicional e linear, utilizamos os recursos como a água, a madeira, e a energia em nosso dia a dia. E não são só as indústrias, mas a sociedade como um todo, usa aquele bem e o que não nos interessa, nós descartamos de forma não racional. A Economia Circular surge na pegada de aproveitar ao máximo esses recursos dentro de todo o processo produtivo. Temos vários exemplos dessa prática como a compostagem, a reciclagem, entre outros”, contou Zanforlin.

 

Transição para um modelo circular

Guilherme Zanforlin explicou que, para que haja uma transição entre o modelo de economia linear para o circular, o poder público tem se comprometido em criar estratégias que estimulem as indústrias a adotarem essa postura. “Podemos citar a adequação do sistema tributário para que haja um ambiente de negócio que favoreça a aceleração dessa transição. Outro ponto é o incentivo da realização das compras públicas sustentáveis, ou seja, o preço não será mais o único critério competitivo em uma licitação”, pontuou. 

O analista exemplificou políticas estruturantes com resultados ambientais bastante significativos. Na esfera federal, o Ministério do Meio Ambiente conta com o programa de erradicação dos lixões, que permite criar um ambiente favorável para que empresas invistam em usinas de tratamento de resíduos. “No governo do estadual, temos o estímulo à produção de energia foto voltaica, tendo em vista o potencial energético que Minas Gerais tem”, pontuou Zanforlin.

O palestrante explicou que a FIEMG desenvolve o Programa Economia Circular, onde uma indústria complementa a outra. Os resíduos de uma empresa viram insumo na produção de outra e novas relações de fornecimento, sustentabilidade e competitividade são criadas. “Entendemos que a Economia Circular abarca diversos conceitos existentes: Simbiose industrial, Biomimetismo, Produção Sustentável, Logística Reversa, Ecodesign, Compartilhamento de Serviços e Ecologia Industrial”, contextualizou Zanforlin.

O programa é uma evolução do Programa Mineiro de Simbiose Industrial, iniciado em 2009, que já envolveu mais de 760 empresas no estado de Minas Gerais. Diversos tipos de materiais já foram negociados desde sua criação, como água, vapor, energia elétrica, resíduos orgânicos, plástico, vidro e metais.

Exemplos de transição

Três indústrias instaladas em Minas Gerais apresentaram seus casos de sucesso na transição para um modelo circular: a empresa de defensivos agrícolas Ouro Fino, a Duratex - detentora de marcas fabricantes de painéis de madeira, louças e materiais para banheiro e revestimentos cerâmicos – e a CNH Industrial.

SMA 2020

Com o tema “Economia limpa e socialmente justa”, Semana do Meio Ambiente é um evento promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e conta com apresentações e debates relacionadas ao assunto até o dia 5/6. O foco é a construção de uma economia baseada em formas de produção mais limpas e socialmente justas pós-pandemia e a retomada da economia verde em Minas e no Brasil.

 

Últimas notícias

  1. Setor produtivo celebra decisão do STF

    Leia

  2. Escolas de Esportes SESI retomam suas atividades

    Leia

  3. Repercussões do Enquadramento da Covid-19 como Doença Ocupacional é tema de debate

    Leia

  4. Sinquifar realiza doação de capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  5. Mais solidariedade no combate a Covid-19

    Leia

  6. Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

    Leia

  7. Conselho FIEMG Jovem discute os tratamentos tributários setoriais de MG

    Leia

  8. Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

    Leia