Notícia

FIEMG capacita jovens aprendizes para o mercado de trabalho

Programa de Aprendizagem do SENAI prepara os estudantes para o mercado de trabalho

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e as suas instituições que representam o setor industrial acreditam no potencial dos jovens e fomentam a empregabilidade, por meio da capacitação profissional gratuita oferecida pelo Programa de Aprendizagem Industrial do SENAI. Duas vezes ao ano, por meio de um processo seletivo conduzido pelo SENAI, jovens de todo o estado têm a oportunidade de realizar cursos, em diversas áreas, além de vivenciar a experiência prática na empresa.

De acordo com a coordenadora de Recrutamento e Seleção da FIEMG, Angelina Liboni, desde 2016, 170 jovens concluíram formação e passaram pela prática dentro da FIEMG, CIEMG, IEL e SESI. Mais 70 jovens começarão sua jornada no próximo mês de julho. “O curso é totalmente gratuito, pode ser feito em várias cidades de Minas Gerais e está disponível para jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando ou já terminaram o 9º ano do Ensino Fundamental ou Médio”, explicou.

O contrato de aprendizagem é especial, pode ter duração de até dois anos e, em todo o período, inclusive na fase teórica, o jovem conta com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), as horas são remuneradas, tem direito a férias, 13º salário, vale-transporte e todos os direitos previdenciários e trabalhistas assegurados.

Para a FIEMG, o Programa de Aprendizagem é a porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho, possibilitando empregos de qualidade e crescimento na carreira. Letícia Fernandes Passos é a analista de Recursos Humanos que acompanha o Programa de Aprendizagem da instituição. Ela acredita que um dos maiores desafios dos jovens no mercado de trabalho é encontrar uma primeira oportunidade.

“Para muitos jovens, esse programa é uma oportunidade única para se formar e ter uma profissão, por isso o foco está naqueles em situação de vulnerabilidade social. Acredito que o nosso papel, enquanto empresa, é colaborar ativamente com a formação de futuros profissionais. Com isso eles terão a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e a chance de desenvolver habilidades para entrarem no mundo corporativo. Mais do que capacitar e orientar os aprendizes, o programa contribuiu com a formação cidadã dos adolescentes e jovens de Minas Gerais”, contou a analista.

Acompanhe as divulgações e oportunidades aqui na página da FIEMG.

Últimas notícias

  1. Segunda edição do Encontro Nacional de Jovens Industriais está com inscrições abertas

    Leia

  2. SENAI Minas é premiado no Top Lean 2021 com 20 projetos educacionais

    Leia

  3. Projeto de educação financeira do SESI Barbacena arrecada mais de R$ 2 mil

    Leia

  4. FIEMG divulga a programação da 26ª edição do Minas Trend

    Leia

  5. Workshop "Fortalecimento de Representação do Setor Produtivo nos Comitês de Bacias Hidrográficas”

    Leia

  6. Minas Gerais: o estado da Moda

    Leia

  7. Vem aí a 4ª edição do Conecta Vale do Aço

    Leia

  8. 26ª edição do Minas Trend acontece em novembro

    Leia