Notícia

FIEMG celebra o Dia da Indústria 2022

Evento será realizado em 26 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebra, no dia 26 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, o Dia da Indústria de 2022. A solenidade tem o objetivo de reconhecer os empresários que, com empreendedorismo, persistência e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.  

A celebração marca a volta dos eventos presenciais, depois de uma pausa de dois anos, e a FIEMG irá entregar, aos empresários destaques, o título Industrial do Ano 2020, 2021 e 2022. São eles: Marco Antônio Tonussi Rodrigues, diretor de marketing e mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente (2020); Sergio Leite de Andrade, diretor-presidente da Usiminas (2021); e Robert Carlos Lyra, presidente da Delta Sucroenergia (2022). 

Na ocasião também serão agraciados com a Comenda Ordem do Mérito da CNI os empresários Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil (2020); Wilfred Theodoor Bruijn “Bill”, CEO da Anglo American Brasil (2021) e Fernando Caram Patrus, presidente da Ligas de Alumínio – Liasa (2022). A Comenda outorgada foi criada pela diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 1958 e é destinada a premiar personalidades e instituições nacionais e internacionais, que tenham se tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria brasileira.   

Germano Luiz Gomes Vieira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no período de 2016 a 2020, irá receber o título Construtor do Progresso, categoria Meio Ambiente. Já o homenageado da categoria Pioneirismo Industrial será Marco Antônio Branquinho Junior, presidente da Companhia de Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira, pelos 150 anos de fundação da empresa. Na ocasião, a FIEMG também irá entregar as comendas Mérito Industrial referentes aos anos de 2020, 2021 e 2022.

Durante o evento, será realizada a posse da diretoria  eleita e designada da FIEMG para o triênio 2022-2025. Confira neste link.

Dia da Indústria - A data foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG.  

Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964, a FIEMG não outorgou a Medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto, de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, em 25 de maio ou datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.   

Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos sindicatos empresariais em todo o estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.

Serviço:
Dia da Indústria 2022
Data: 26/05
Horário: 20h
Local: Minascentro - Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, BH

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. Conselheiros do SESI/SENAI/IEL conhecem Centro 4.0

    Leia

  4. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  7. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  8. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia