Notícia

FIEMG Competitiva capacita auditores na norma ISO 9001:2015

Treinamento foi realizado em Itajubá, no sul de Minas

Para atender a demanda de empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), o Programa FIEMG Competitiva realizou treinamento com o tema de formação de auditores internos na norma ISO 9001:2015. As aulas foram realizadas dias 24 e 26/09 e 1º e 3/10 e oito empresas participaram do treinamento.

A norma de qualidade ISO: 9001/2015 tornou-se um pré-requisito para as empresas garantirem a qualidade final de seus produtos e da mesma forma garantir uma cadeia de suprimentos adequada às suas diretrizes. Neste sentido ganha força o papel dos auditores internos. Ele é o profissional responsável por auditar processos internos dos departamentos ligados ao programa de gestão da qualidade e também é o responsável por coordenar os programas de auditoria interna dos sistemas e procedimentos relacionados com a qualidade.

Segundo a gerente do SIMMMEI, Sandra Ribeiro, muitas empresas estão em processo de certificação e, para isso, ter um profissional capacitado é fundamental. “É preciso que os profissionais estejam aptos a compreender os conceitos-chave, além de entender melhor o seu papel dentro da organização. As empresas que visam ter qualidade no produto ou serviço que entregam estão se preparando cada vez mais”, explicou Ribeiro.

A auxiliar administrativa da EG Ferramentaria, Simone Hellen dos Santos Módena, concluiu o treinamento e ficou muito satisfeita. “A norma exige que a gente se adapte às atualizações. Nossa empresa já é certificada na ISO 9001 e já realizamos auditorias, mas agora eu tenho condição de aprimorar ainda mais este processo. O curso foi muito focado nas atualizações e terei a oportunidade de multiplicar esse conteúdo dentro da empresa”, destacou Módena.

A ISO 9001 versão 2015 foi publicada em setembro de 2015 com o objetivo de manter a norma relevante e atualizada com as novas exigências do mercado, dos clientes e das partes interessadas. A norma define critérios para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e certificação internacional. Atualmente, mais de 1 milhão empresas, de 170 países, são certificadas na norma ISO 9001.

Entenda como a ISO 9001:2015 pode ajudar na gestão de sua empresa

  • Avalia e mensura resultados buscando a melhoria da performance da organização;
  • Mapeia e corrige desvios, visando à melhoria contínua;
  • Melhora a gestão das atividades, dos processos, da documentação e dos recursos da empresa;
  • Melhora a satisfação dos clientes;
  • Evita desperdícios e retrabalhos;
  • É um diferencial de mercado.

Últimas notícias

  1. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  2. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  3. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  4. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/11

    Leia

  5. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  6. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia

  7. Confiança dos industriais mineiros se aproxima do patamar pré-pandemia

    Leia

  8. A FIEMG está no Telegram

    Leia