Notícia

FIEMG Competitiva e SindSorvete oferecem aperfeiçoamento profissional

Rotulagem e Análise Sensorial para a Indústria de Gelados e Coméstiveis são os aprendizados ofertados a trabalhadores

Em parceria com o FIEMG Competitiva, o Sindicato Intermunicipal da Indústria de Sorvetes (SindSorvete) está oferecendo, de forma on-line, cursos de aperfeiçoamento profissional a trabalhadores do setor: Rotulagem para Indústrias de Gelados e Comestíveis e Análise Sensorial para Indústria de Gelados e Comestíveis.

No curso de Análise Sensorial, em andamento até o fim desta semana, os profissionais são preparados para reconhecer os diferentes métodos de análise sensorial que podem ser aplicados em alimentos, principalmente nos gelados comestíveis. Tornam-se aptos também a entender os procedimentos de preparo de amostrar para a avalição sensorial e para analisar os resultados obtidos na avaliação sensorial dos produtos.

Concluído há poucos dias, o curso de Rotulagem para Indústrias de Gelados Comestíveis orientou os participantes no reconhecimento de normas vigentes relacionadas à rotulagem de gelados comestíveis dos diferentes órgãos regionais; a identificar os itens obrigatórios na rotulagem de gelados comestíveis, a efetuar cálculos e elaborar a Tabela de Informação Nutricional, além de conhecer as novas legislações sobre rotulagem nutricional e rotulagem nutricional frontal.

As capacitações foram oferecidas a um grupo de aproximadamente 10 empresas associadas ao SindSorvete, sendo ministradas pelas instrutoras do SENAI Uberaba Flávia Luísa Callegari Rodrigues - mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos - e do SENAI ARG, Lorena Aires Lombardi Queiroz - doutora em Engenharia Química e mestre em Engenharia de Alimentos.

“A rotulagem vai além de tornar a embalagem mais atrativa e bonita ou fixar uma marca na mente do consumidor. Um bom rótulo deve ser claro e fiel às normativas vigentes”, destaca o analista de Projeto da FIEMG Competitiva Victor Hugo Maia da Silva, sobre a importância desse aprendizado

Pauline F. Almeida, coordenadora do SindSorvete, assinala que “a análise sensorial é de grande importância, por avaliar a aceitabilidade mercadológica e a qualidade do produto”.

Novas regras

Em outubro de 2022 entram em vigor as novas regras com relação à rotulagem de alimentos. Por isso, esse treinamento é tão fundamental, disse Pauline Almeida, ponderando que as indústrias ainda têm muitas dúvidas sobre quando devem e/ou podem colocar em circulação as embalagens com os novos ajustes.

Todo o setor de alimentação será impactado, mas, no caso do sorvete, há o uso de itens que devem ser informados em destaque na embalagem. Como a questão dos alergênicos, gordura e açúcar.

Últimas notícias

  1. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  2. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  3. Simpósio de Recursos Hídricos chega ao fim com Carta de Belo Horizonte

    Leia

  4. Embaixador do Chile no Brasil visita a FIEMG

    Leia

  5. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  6. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  7. Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

    Leia

  8. Impressora de cimento vence "Concurso Mãos à Obra - Prêmio Gustavo Charlemont"

    Leia