Notícia

FIEMG defende medidas trabalhistas emergenciais

Ações contribuem para preservar empregos diante da crise do COVID-19

Os pleitos defendidos pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) para minimizar os impactos do novo coronavírus (COVID-19) foram acatados pelo governo federal, que editou, em 22/3, a MP 927, com uma série de medidas trabalhistas.

Entre as propostas estão a regulamentação do teletrabalho, o aprimoramento de dispositivos como antecipação de férias, a concessão de férias coletivas, do uso do banco de horas, a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho, o direcionamento do trabalhador para qualificação e o adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida define também que os casos de contaminação pelo coronavírus não serão considerados ocupacionais, exceto com comprovação do nexo causal.

“A MP 927 seguiu, em sua maioria, a estrutura dos temas que sugerimos e será essencial para a sobrevivência da nossa economia, evitando que milhões de pessoas fiquem desempregadas”, afirma o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe. O líder industrial acrescentou que há importantes itens a serem estudados e acrescentados à MP pelo governo federal. “Em relação à revogação do artigo da suspensão dos contratos de trabalho por até quatro meses, esperamos que o governo apresente uma alternativa viável para evitar que milhares de empresas venham à falência”, pontua.

De acordo com a MP 927, essas ações “poderão ser adotadas pelos empregadores para preservação do emprego e da renda” até 31 de dezembro, que é o prazo do estado de calamidade pública aprovado pelo Congresso Nacional. Ainda segundo a MP, todos os acordos e convenções coletivas vencidas ou que vencerão em até 180 dias poderão ser prorrogados, a critério do empregador, pelo prazo de 90 dias.

Clique aqui e acesse a Informação Estratégica  que traz detalhado ponto a ponto da MP 927.

Últimas notícias

  1. Mais sinergia entre setor produtivo e o Legislativo

    Leia

  2. Atualização em SST é tema de treinamento da FIEMG Regional ZM

    Leia

  3. Últimos dias para se inscrever no processo seletivo da Rede SESI de Educação

    Leia

  4. Arthur Lira recebe pleitos dos representantes da indústria mineira

    Leia

  5. Nova regulamentação para desburocratizar obras de "baixo risco"

    Leia

  6. CIT SENAI desenvolve pesquisa para indústria de bebidas saudáveis

    Leia

  7. Empresários iniciam 2021 menos confiantes na economia

    Leia

  8. Manutenção da SELIC é avaliada como positiva pela FIEMG

    Leia