Notícia

FIEMG e Apex-Brasil encerram mais um ciclo de sucesso do PEIEX

Programa promoveu a cultura exportadora junto à 429 empresas da indústria e de serviços em 75 cidades

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) encerram, com sucesso, mais um ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Ao longo de 24 meses, o Programa estimulou e promoveu a cultura exportadora junto à 429 empresas da indústria e de serviços, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (260 empresas) e na Zona da Mata (169) e em 75 cidades, predominantemente de pequeno e médio portes, não exportadoras e dos setores do complexo da moda, alimentos e bebidas, metal mecânico, entre outros.

As empresas qualificadas, por meio de atendimentos individualizados e gratuitos realizados por equipes de técnicos especialistas em comércio exterior, tornaram-se aptas a atuar em sua trajetória exportadora de forma sustentável e inovadora, por meio da participação em ações organizadas pelo Centro Internacional de Negócios da FIEMG e pela Apex-Brasil e por demais instituições que integram o Plano Nacional de Cultura Exportadora - PNCE, tais como Banco do Brasil, Correios e Sebrae.

No decorrer deste ciclo do PEIEX, 80 empresas iniciaram seu processo de inserção internacional com a participação em ações de promoção comercial, abertura de operação no exterior e realização de negócios com importadores de forma direta, indireta e via e-commerce, adaptando sua produção, produtos, embalagem, material de comunicação e demais competências às demandas dos mercados globais.


Confira abaixo alguns depoimentos:


"Despertamos para o mercado exterior em fevereiro de 2018. Procurando informação e subsídio para a nova fase, descobrimos o programa. Com o PEIEX, conseguimos entender melhor o funcionamento do comércio exterior e usar a estrutura da Apex-Brasil para iniciar o processo. Desde setembro de 2019, estivemos três vezes nos EUA, encontramos com o pessoal da Apex em Miami, e abrimos uma empresa na cidade de Orlando, na Flórida, conseguindo um parceiro comercial para nos representar por lá."
Alessandro Alencar - Diretor Zenit Glass (Zona da Mata)

"Visando ultrapassar as fronteiras e expandir internacionalmente o nosso negócio de soluções ambientais direcionadas à supressão de poeira - dust control -, iniciamos o estudo estratégico de expansão. Com o auxílio do PEIEX, nossa empresa teve acesso a uma solução customizada, de acordo com o nosso nível de maturidade exportadora. Iniciamos um plano de trabalho em outubro de 2018, que nos auxiliou a entender como se faz uma exportação, por onde começar, o que deveríamos saber e onde podíamos procurar assistência. Realizamos todos os processos a fim de nos qualificar e, como resultado, efetuamos nossa primeira exportação em junho de 2019 para Moçambique".
Mychelle Sarah - Diretora da BMA Ambiental (RMBH)

"Para Gola Foods, empresa mineira de alimentos naturais, o programa PEIEX foi uma ótima ferramenta para atualização de sua equipe. A empresa já contava com setor de exportação, porém, com a ajuda dos técnicos do programa, ficamos conhecendo novas ferramentas para atualização de portfólio, prospecção de clientes e novos mercados."
Gustavo Horta - Comercial Gola Foods (RMBH)

"Agradecemos aos profissionais do PEIEX que capacitaram a nossa equipe durante um ano para nos prepararmos para nosso objetivo inicial que era a exportação. Desejo que muitos empresários tenham essa oportunidade e sucesso para, assim como nós, conseguir realizar o sonho de estar no mercado internacional."
Chris Gontijo - Proprietária da Chris Gontijo Lingerie Loungewear (RMBH)

"O fato de adotarmos processos sustentáveis foi fundamental para atrairmos clientes internacionais. Outra grande contribuição foi o PEIEX. Por meio das consultorias, workshops e demais atividades, conseguimos enxergar nossas fraquezas, pontos de melhorias e criamos estratégias mais adequadas para atingirmos o mercado externo. Hoje exportamos para 10 países e estamos presentes em quatro continentes."
Marcos Ribeiro - Proprietário da Amarjon Biojóias (Zona da Mata)

"Vemos nessa jornada rumo à exportação um grande aprendizado que nos fortalece como organização e nos ajuda a competir (mesmo que no cenário nacional), nos dias atuais. Aprendemos algo novo a cada reunião e fomos aos poucos aplicando as novidades em nossa maneira de trabalhar, até que conseguimos concretizar algumas vendas para o exterior, por meio de nossa linha de meias Premium BE e SUBLIME. Já realizamos vendas para Angola, Paraguai, Espanha e EUA, inclusive com reposição de pedidos; o que nos enche de orgulho e nos dá ânimo para seguir nesse caminho, mesmo diante de todas as dificuldades relacionadas ao mercado e ao tipo de produto que trabalhamos."
João Amaral - Diretor da Malhas D'estefano (Zona da Mata)

“A alta do dólar não pode ser uma justificativa à exportação, por mais que pareça óbvio as exportações trazem mais benefícios agregando valor ao negócio da empresa do que o faturamento em dólar em si. Enxergar este benefício só foi possível através do programa PEIEX. Planejar em como promover o produto perante uma concorrência muito nova, elaborar métodos de negociação e aderência de preços ao novo mercado, e mais preparar o produto para ter de fato uma aceitação de sucesso aos novos clientes internacionais. É impossível que com todo este trabalho seu produto também não se fortaleça no mercado nacional, trazendo maior exposição da marca e uma performance mais efetiva. Com o apoio do programa, a Farmax pôde transpor as fronteiras do país de maneira planejada, trabalhada e de muito sucesso.”
Camila Gontijo - Coordenadora de Comércio Exterior da Farmax (RMBH)

A previsão é de que novos ciclos do programa ocorram a partir do próximo ano. 

Para mais informações sobre oportunidades e ferramentas de exportação, entre em contato com o Centro Internacional de Negócios da FIEMG - cin@fiemg.com.br  l (31) 3263-4726 e com a Apex-Brasil - Relacionamento com Clientes - apexbrasil@apexbrasil.com.br l (61) 2027-0202.

Últimas notícias

  1. Confiança dos industriais mineiros recua pela quinta vez seguida

    Leia

  2. Inovação e sustentabilidade como estratégias para a competitividade

    Leia

  3. Afeto e carinho para aquecer os corações

    Leia

  4. Gestão sustentável: é possível ter empresas lucrativas e conservar o planeta

    Leia

  5. FIEMG pede urgência na implantação de medidas que recuperem a economia

    Leia

  6. Sindivest-JF participa de campanha da FIEMG e doa capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  7. Governo de MG debate diretrizes da liberdade econômica na área ambiental em webinar

    Leia

  8. Negócios com a Rússia e a Ásia Central

    Leia