Notícia

FIEMG e Fundação Renova juntos na recuperação da bacia do Rio Doce

Instituições celebram parceria para realização de ações de respostas rápidas nos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão

A FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), celebrou uma parceria com a Fundação Renova. O objetivo é propor soluções estratégicas para os municípios mineiros e capixabas localizados na Bacia do Rio Doce e que foram atingidos, em 2015, pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana. “Obrigada pela confiança na equipe. É um privilégio fazer esse trabalho junto com a Renova. Tenho certeza de que será o primeiro de muitos”, afirmou Gustavo Macena, superintendente do IEL, na reunião técnica realizada no dia 24/05.

A equipe multidisciplinar montada pelo IEL irá prestar assessoria técnica na implementação e monitoramento da gestão estratégica e integrada em cinco eixos: Meio ambiente, Água, Social, Infraestrutura e Retomada Econômica.

“Por meio desta parceria iremos atuar no pacote de respostas rápidas da Renova para a recuperação da bacia do Rio Doce. Atuaremos em todos os eixos e vamos discutir e planejar, junto com a Fundação, ações nos municípios que estão ao longo da bacia”, explica Gabriela Ferreira Franco, gerente Inteligência Competitiva do IEL e coordenadora do projeto junto à Fundação Renova. “É um projeto muito estratégico e abrangente, que irá impactar todas as cidades neste trecho, inclusive, no estado do Espírito Santo”, afirma.

A Fundação Renova, criada em 2016, é responsável pela reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A organização, sem fins lucrativos, é o resultado do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Em seu escopo de atuação estão 42 programas implementados nos 670 quilômetros de área impactada ao longo do rio Doce e afluentes. “O nosso programa é multitemático e os projetos podem ser compensatórios, indenizatórios, reparatórios ou podem perpassar por um ou todos esses itens”, explicou Bruno Guillon Ribeiro, representante da Renova, pontuando que, desde o acidente, em 2015, a FIEMG vem realizando ações em Mariana.

Participaram da reunião, que foi realizada on-line, as equipes técnicas do IEL e da Fundação Renova.

Últimas notícias

  1. SENAI Minas é premiado no Top Lean 2021 com 20 projetos educacionais

    Leia

  2. CIEMG realiza reunião e apresenta importância da sustentabilidade em empresas

    Leia

  3. Workshop "Fortalecimento de Representação do Setor Produtivo nos Comitês de Bacias Hidrográficas”

    Leia

  4. FIEMG divulga a programação da 26ª edição do Minas Trend

    Leia

  5. 26ª edição do Minas Trend acontece em novembro

    Leia

  6. Minas Gerais: o estado da Moda

    Leia

  7. Vem aí a 4ª edição do Conecta Vale do Aço

    Leia

  8. Feira da Moda movimentou Taiobeiras, no Norte de Minas

    Leia