Notícia

FIEMG fecha acordo coletivo com setor de metalurgia

Convenção Coletiva 2021 se ancora na Medida Provisória 1045/21

A FIEMG, a Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FEMCUT-MG), a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Minas Gerais (FEMETAL MINAS) e a Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicos (FITMETAL) chegaram a um acordo coletivo que irá impactar milhares de trabalhadores em todo o estado. A celebração da Convenção Coletiva 2021 para o setor metalúrgico, realizada nesta sexta-feira, 28 de maio, se ancora, principalmente, na Medida Provisória 1045/21, que trata da flexibilidade produtiva, da redução de jornada e salários e da suspensão de contratos. “Estamos renovando o acordo de 2020 por entendermos que ela vem para preservar os empregos”, disse Marco Antônio de Jesus, da FEMCUT-MG.

A MP 1045/21, que institui o novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda (BEm), retoma medidas adotadas pelo governo em 2020 para combater os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia (MP 936/20, convertida na Lei 14.020/21). A legislação tem a expectativa de preservar cerca de 4,8 milhões de postos de trabalho em 2021. 
 

“O acordo permite a manutenção de postos de trabalho em toda a indústria mineira. Com a pandemia, vários segmentos estão com o nível de atividades menor do que o normal e o acordo entre os sindicatos e as indústrias permite que os empregados tenham suspensão ou redução da jornada” afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, ao assinar o acordo. “Parte da redução da jornada é assumida pelas empresas, parte pelos trabalhadores e parte pelo governo”, disse lembrando que aqueles que ganham menos, são pouco impactados, pois quanto menor o salário, maior é a participação do governo e menor do trabalhador. “É um mecanismo que protege os empregos”, ressaltou o líder empresarial.  

 

Últimas notícias

  1. SENAI Minas é premiado no Top Lean 2021 com 20 projetos educacionais

    Leia

  2. 26ª edição do Minas Trend acontece em novembro

    Leia

  3. Vem aí a 4ª edição do Conecta Vale do Aço

    Leia

  4. CIEMG realiza reunião e apresenta importância da sustentabilidade em empresas

    Leia

  5. Minas Gerais: o estado da Moda

    Leia

  6. Segunda edição do Encontro Nacional de Jovens Industriais está com inscrições abertas

    Leia

  7. FIEMG divulga a programação da 26ª edição do Minas Trend

    Leia

  8. Workshop "Fortalecimento de Representação do Setor Produtivo nos Comitês de Bacias Hidrográficas”

    Leia