Notícia

FIEMG Jovem encerra ano com discussão sobre política e 'lobby'

Membros realizaram última reunião ordinária na sede da Federação com palestrantes convidados

Reprodução/ Teams

Os membros do FIEMG Jovem, juntamente com palestrantes convidados, participaram da última Reunião Ordinária do grupo em 2021, na sede da Federação, em Belo Horizonte, com transmissão on-line, na noite desta terça-feira (07/12). Os participantes abordaram temas como o papel do cidadão na política e a importância da defesa de interesses.

O evento teve início com o desejo de boas-vindas do presidente do FIEMG Jovem, o empresário Humberto Noronha. Ele lembrou que o período dele à frente da presidência está se encerrando, com despedida oficial programada para 17 de dezembro.

“Conseguimos uma sala para o FIEMG Jovem, fizemos um evento nacional e workshops em pouco tempo. Nesses últimos dois anos, foi um prazer enorme, uma escola, estar junto com cada um de vocês, conhecendo a realidade do segmento de cada um de vocês”, disse. Segundo ele, próximos líderes, do estado e do Brasil, sairão dos participantes do FIEMG Jovem.

Outro ponto abordado por Noronha foi o lembrete para que os membros procurem, até esta quarta-feira (08/12), a diretora de Sustentabilidade, Denise Valadares, para participar da ação social Natal Solidário. “Vamos doar presentes, mas o mais importante é estar lá, participar. Eu vou estar lá”, afirmou. A ação será no sábado (11/12).

Pitch - IGÁS

Em seguida, o sócio-diretor de Negócios Internacionais e Desenvolvimento, Hernán Guillermo Zwaal, falou sobre o Grupo IGÁS, que foi fundado no ano 2000, da união de empresários da América Latina com experiência nos setores de petróleo, gás natural, energia e combustíveis.

Como foco, a empresa atua no desenvolvimento e fornecimento de soluções energéticas integrais com a utilização do gás natural comprimido, gás natural liquefeito, gás natural veicular, biogás, biometano e combustíveis.

“Nosso DNA está na sustentabilidade. Nosso foco principal é a mudança de matriz energética, das fontes fósseis para fontes menos poluentes, seja biometano, biogás. Nossa sede está em BH”, contou, lembrando que a empresa atua no Brasil, Peru, Uruguai, e tem escritórios na Holanda e no Egito.

Palestras

A reunião do FIEMG Jovem também contou com palestras. A primeira delas, "Defesa de interesses na FIEMG", foi conduzida pela superintendente de Assuntos Legislativos da FIEMG, Flavia Baccarini Viegas. O “lobby” também foi abordado.

Na oportunidade, a especialista abordou a importância, tanto para a democracia, quanto para o mercado, que haja diálogo entre governos, população e empresas. Ela exemplificou o trabalho feito pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

"O presidente Flávio tem essa facilidade, esse contato, com o presidente da República, com senador, etc. Ele faz as relações institucionais da FIEMG. Isso representa a indústria participando das políticas públicas", declarou Flavia.

Ela ainda lembrou que, diante da importância da defesa de interesses, a FIEMG dará um curso de capacitação política no próximo ano, com palestrantes renomados. "Queremos explicar sobre Gestão Pública, sobre Política Partidária", afirmou.

Logo após, o consultor, autor e palestrante Renard Aron falou, diretamente dos Estados Unidos, onde vive, sobre "O papel do cidadão e da sociedade civil na política". Ele aprofundou sobre o assunto “lobby” na política e na mídia brasileiras. Segundo ele, mesmo um artista pode fazer “lobby” ao defender os interesses dele ou de uma classe.

Ele também lembrou que o cidadão é político. “Não dá para pensar no cidadão apenas como o que reage. O cidadão pode ter temas que lhe interessam, e ele vai pressionar uma empresa, uma entidade, um governo por causa desses temas”, afirmou.

Por fim, houve, ainda, espaço para perguntas e respostas, agradecimentos e um coffee break oferecido pela Panificadora Palmeiras.

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. Atividade industrial desacelera em dezembro, aponta pesquisa

    Leia

  5. Empresas da Grande BH reúnem-se com CEMIG para discutir atendimento no período chuvoso

    Leia

  6. FEMUR 2022 é aberta em Ubá e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  8. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia