20/05/2022 FIEMG Jovem se reúne em local totalmente inusitado Encontro contou com a presença de lideranças do programa de formação Foto: Guilherme Bernardes Fugindo do ‘lugar comum’, a última reunião do FIEMG Jovem aconteceu no Sátira Lounge, espaço gourmet com vista para o showroom da Avantgarde, loja de automóveis premium em Belo Horizonte. Antes do encontro, o grupo pôde conhecer um pouco da história da empresa que atua no mercado há mais de 18 anos, comercializado marcas como Ferrari, Lamborghini, Porsche, BMW, Audi e Mercedes-Benz. “Contamos com uma equipe altamente especializada, para atender clientes exigentes. Somos referência no mercado nacional e no nosso planejamento está ser a loja mais surpreendente na conexão entre pessoas, veículos, bens e serviços afins”, conta Juliana Duran, uma das responsáveis pelo marketing da Avantgarde. Como diferenciais no interior da loja, com seis mil metros quadrados, os clientes contam com cafeteria e um cinema – proporcionando experiências incríveis! Já os funcionários podem utilizar uma academia para fazer suas atividades físicas. Após conhecer as dependências da loja, os membros FIEMG Jovem se direcionaram para o Sátira Lounge, onde ocorreu a apresentação do Plano de Comunicação do programa e a parceria com a Agência Life. “Agora, nossa comunicação ficará ainda mais profissional para atingir patamares superiores”, contou o diretor de Comunicação do FIEMG Jovem, Tasso Galhano. O sócio e co-fundador da Agência Life, Francisco Brandão, se colocou à disposição para ajudar a alavancar o projeto. Na sequência, o momento mais aguardado da noite, a palestra com Bernardo Dinardi, sócio fundador da TM1, maior Brand Experience do Brasil. A empresa conquistou o mercado atuando na área de encantamento e engajamento dos clientes. Falando um pouco de sua trajetória profissional, Dinardi lembrou do início, quando as coisas ainda eram um pouco experimentais, até a profissionalização. “O resultado é muito mais importante do que foi feito na jornada”, completou. Relatando o impacto causado pela pandemia nos negócios, quando vários mercados precisaram fechar as portas, o empresário trouxe um fato bastante conhecido, o de que a inovação vem de uma necessidade de reinvenção num curto espaço de tempo. “Antenados nos movimentos globais de inovação, estudamos muito o mercado, investimos bastante e transformamos os nossos negócios em streaming, e isso é algo que nunca mais voltará ao patamar anterior”, conta o fundador da TM1. Mostrando um conceito de mercado que está em evidência no país, o ‘Live Commerce’, Bernardo explicou que a ferramenta é de baixo custo e pode trazer grandes resultados. “É preciso ter a iniciativa de começar a fazer as vendas por ‘lives’ dentro de redes sociais ou através de plataformas especializadas. Com um celular e iluminação básica (ring ligth) é possível realizar. A grande vantagem é que você nunca vai conseguir colocar 50 mil pessoas dentro da sua loja, mas, no live commerce, vai”. Outro ponto importante abordado foi a relevância das compras indicadas por influenciadores. Trazendo dados, o palestrante informou que em uma pesquisa realizada, o Brasil ficou no primeiro lugar na lista de países em que os consumidores admitem ter adquirido um produto por orientação de alguém. Falando de outro mercado também consolidado, o ‘Brand Experience’, Dinardi lembrou uma frase do pensador alemão, Carl W. Buehner: “As pessoas esquecerão o que você disse. As pessoas esquecerão o que você fez. Mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir”, ressaltando que é fundamental proporcionar a interação entre as pessoas, ainda mais após o longo período em que este tipo de contato foi inviabilizado por causa do lockdown imposto pela pandemia. Encerrando o encontro, o presidente do FIEMG Jovem, Matheus Pedrosa, agradeceu a presença de todos no evento e lembrou a importância da apresentação com o objetivo de abrir novos horizontes para os empresários. A reunião também teve transmissão online para quem não pode comparecer. O próximo encontro dos membros do FIEMG Jovem será com secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passaglio, na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, na sede da FIEMG. Guilherme Bernardes Imprensa FIEMG