Notícia

FIEMG Lab inicia segunda fase com 35 projetos de empreendedorismo e tecnologia

Programa pioneiro entre as Federações das Indústrias do Brasil anunciou projetos selecionados para a segunda fase de aceleração

A jornada de inovação e tecnologia da indústria mineira continua. O FIEMG Lab Novos Negócios anunciou, no dia 8/05, as 35 startups que permanecem no programa para a segunda fase da iniciativa. A ação, resultado da parceria do Sistema FIEMG com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Sebrae-MG, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Confederação Nacional da Indústria (CNI), SENAI e Grupo BMG, abarca empresas de base tecnológica, startups e spin-offs corporativas e propõe a transformação de tecnologia em negócio ao criar a conexão entre os universos da Indústria e das startups.

Do total de negócios participantes inicialmente, 73 eram startups, 10 spinoffs corporativas e 17 spinoffs acadêmicas vindas de várias regiões de Minas Gerais e de outras partes do país e do mundo. Para a escolha das atuais 35 foram utilizados três critérios principais, a capacidade de execução das empresas - avaliação feita pela equipe de aceleração que acompanhou os projetos de perto; análise do comitê gestor do Fiemg Lab e qualidade do pitch - a apresentação de cada startup sobre seu negócio.

Após a primeira fase, as empresas participantes ainda passarão por mais três etapas de aceleração e novos processos seletivos. Neste período, serão feitos diagnósticos, encontros, checkpoints e mentorias, capacitações e mensuração de resultados. Na fase final, será promovida a expansão acelerada dos cinco projetos mais impactantes, que serão internacionalizados e terão um aumento na base de clientes.

Além disso, dos 16 setores com representantes na primeira fase, 11 continuam com pelo menos um na segunda. Os projetos selecionados abrangem setores e temas importantes para a Indústria como tecnologia da informação, alimentos, energia, educação, vestuário, gestão, agronegócios, saúde, logística, entretenimento e meio ambiente.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, ressaltou que a Federação lidera o processo de busca de novas oportunidades para a Indústria e a economia do estado. “Um programa como esse é retrato de como nosso estado é repleto de empreendedores capazes de transformar nossa realidade. Temos aqui novas possibilidades de inovação, de novos investimentos e novas tecnologias, que podem nos gerar grandes vantagens competitivas,” ressaltou o líder empresarial.

O gestor do programa, Fábio Veras, apontou que um dos principais intuitos do FIEMG Lab é ser uma comunidade de criação de valor para Minas Gerais. “O programa é a forma encontrada pela Fiemg de gerar uma conexão entre as startups, a indústria e o mercado no estado,” garantiu.

Ele ainda contou que todas as empresas que iniciaram o programa, incluindo as eliminadas nessa primeira fase continuam tendo direito a utilizar as instalações do FIEMG Lab no espaço Atmosphera, em Nova Lima, por seis meses. “Independente dos resultados, a Federação quer estimular e atrair novos empreendedores para esse ecossistema da inovação,” finalizou.

SJJ_0185.JPG

Confira a lista das startups aprovadas para a segunda fase:

3DLopes, 3D Virtual Care, AGROWET, Aiko Logic, AS 31 – Safer Tag, Autonomiccs, AWC, Biomimetic Solutions, Cfaz.net, Coinaction, Dágora, Descarte Legal, eBidOne, Fastdezine, Geraes Tecnologia Assistiva, Hirebot, HOLOBOX, indWise, Kcollector, Kriativar Educação e Tecnologia, Licentia, Logmax Inteligência Logística, Mercatório, MYPS – My Personal Stylist, NETResíduos, Newatt, NextAgro, Nucont, OurSun, Psicologia Viva – Psyalive, Remoteck Tratamento de Água Ltda., Reaver, Scanner Bovino, Sign Weaver e Virturian.

 
Leia também: FIEMG Lab adota metodologia de desenvolvimento sustentável da ONU

Confira como foi o evento de apresentação de cada empresa sobre seu negócio:

Últimas notícias

  1. Metalúrgicos celebram Negociação Coletiva firmada com a FIEMG

    Leia

  2. Almoço reúne jovens empresários e presidente da FIEMG, Flávio Roscoe

    Leia

  3. FIEMG efetiva Negociação Coletiva Unificada com metalúrgicos ligados a três centrais sindicais

    Leia

  4. Integrantes da Embaixada da Coreia do Sul fazem nova visita à FIEMG

    Leia

  5. Indústria mineira é apresentada à Embaixada da África do Sul

    Leia

  6. As relações Brasil-Chile em pauta

    Leia

  7. Cônsul confirma interesse de empresas japonesas em investir em Minas Gerais

    Leia

  8. Melhores práticas da gestão de pessoas nas empresas minerometalúrgicas

    Leia