Notícia

FIEMG mantém forte atuação diante da pandemia do COVID-19

Instituição tem criado estratégias para a defesa do setor e de toda a sociedade. Todas as informações estão em um hotsite

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) trabalha intensa e incessantemente na elaboração de medidas e estratégias que possam minimizar os efeitos econômicos e sociais trazidos pelo novo coronavírus. A pandemia é uma realidade global e exige a adoção de mudanças e comportamentos responsáveis para a preservação do bem-estar da população. Por isso, desde o início da última semana, a entidade está focada no desenvolvimento de soluções que defendam o setor e toda a sociedade.

Todas as ações da FIEMG estão centralizadas em um hotsite especial e completo com recomendações de prevenção, informações trabalhistas, tributárias e pleitos da indústria para que todos possam superar a pandemia e retomar o crescimento do país. O endereço é www.fiemg.com.br/coronavirus.

Na área estratégica, a Federação elaborou documentos que trazem medidas emergenciais para a recuperação da economia. São propostas financeiras, trabalhistas, tributárias, ambientais, de energia e saúde. Todas contemplando ações dos governos federal, estadual e municipais. Entre as iniciativas, merece destaque a suspensão da meta de resultado primário do governo federal de 2020, já anunciada na última quarta-feira, 19. A FIEMG acredita que nesse momento em que a prioridade é a minimização dos efeitos devastadores dessa crise, o uso da política fiscal é uma arma poderosa e indispensável.

Ainda no campo econômico, a entidade defende a revisão de medidas trabalhistas para atender aos interesses do trabalhador e do empregador neste momento. Dentre as propostas estão o aperfeiçoamento do teletrabalho; a compensação semanal da jornada de trabalho por meio de banco de horas; redução do prazo de comunicação prévia para as férias individuais e coletivas; desconto da licença remunerada em período de férias; entre outras.

A Federação realiza, ainda, campanha entre as indústrias mineiras para a adoção de medidas preventivas, visando a saúde dos trabalhadores e da população. A instituição incentiva a adoção das seguintes ações: campanhas de sensibilização para os industriários para medidas de higiene pessoal; melhorar a ventilação dos locais de trabalho; intensificar limpeza e desinfecção dos locais e superfícies com contato frequente como corrimões, maçanetas de portas, botões de elevadores, entre outros; e evitar eventos com aglomeração de pessoas.

Com o objetivo de conter a proliferação do COVID-19 e preservar a integridade de seus empregados e da sociedade mineira, os atendimentos da FIEMG aos industriais mineiros estão mantidos e reforçados nos setores que serão mais demandados neste momento. Com os procedimentos de prevenção corretos, a entidade está pronta para contribuir com a sociedade no combate à pandemia e na geração de qualidade de vida.

E para ajudar os empregados da indústria e os alunos do SENAI-MG que estão com suas atividades paralisadas, a instituição disponibiliza, gratuitamente, cursos de Educação à Distância (EaD) autoinstrucionais. Graças à autonomia e independência proporcionadas pela metodologia desta modalidade de treinamento, os participantes podem aproveitar o isolamento para enriquecerem seus currículos. Logística, finanças pessoais, empreendedorismo e educação ambiental são algumas das opções que estão disponíveis no endereço www.fiemg.com.br/ead/cursos-gratuitos/.

Últimas notícias

  1. Transporte de Resíduos Sólidos da Construção Civil é tema de webconferência da FIEMG

    Leia

  2. Aprendizado constante na troca de experiência

    Leia

  3. Encontro Empresarial On-Line "Novas formas de relação do emprego no Brasil"

    Leia

  4. Gestão inteligente é tema de palestra on-line

    Leia

  5. Especialista da Bosch realiza palestra no FIEMG Competitiva On-line

    Leia

  6. Reinvenção do mercado de móveis será tema de webinar

    Leia

  7. Vivências Teatrais está com inscrições abertas

    Leia

  8. Rede voluntária coordenada pelo SENAI entrega mais de 2 mil respiradores consertados a hospitais

    Leia