Notícia

FIEMG propõe a Zema isenção de tarifas de água, esgoto e energia elétrica a atingidos por enchentes

Flávio Roscoe entrega documento ao governador com medidas que beneficiam consumidor residencial, industrial e comercial, baseadas em lei vigente no estado

FIEMG Divulgação

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, entregou nesta sexta-feira (14) ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, uma “Proposta de medidas emergenciais para recuperação econômica e social de Minas Gerais, frente às chuvas”, que sugere, especialmente, isenção total das tarifas de água e esgoto e de energia elétrica aos consumidores residenciais, industriais e comerciais atingidos por enchentes no estado.

Elaborada pela Advocacia Cível e Comercial da FIEMG, a nota técnico-jurídica ressalta que a Lei Estadual 23.797, de 20 de janeiro de 2021, dispõe sobre a concessão, por tempo determinado, da isenção dessas tarifas a todos os consumidores afetados pelo excesso de chuvas sobre Minas Gerais.

A proposta da FIEMG é que a isenção seja aplicada por três meses subsequentes aos períodos em que o poder público constatar a ocorrência de enchentes de grandes proporções no estado, como as registradas nos últimos dias.

Com a anuência do governador Romeu Zema, pondera a FIEMG, Copasa, Copanor e Cemig poderão conceder esse tipo de isenção aos seus fornecedores residenciais, industriais e comerciais alvo de prejuízos, de acordo com o que prevê o artigo 5º da Lei Estadual 23.797.

A FIEMG aguarda a aprovação da proposta pelo governador, na expectativa de que essas medidas permitam aos mineiros atingidos pelas enchentes um recomeço mais digno, diante das adversidades que enfrentam.

Apoio a municípios

Nesta sexta-feira (14), Flávio Roscoe e o secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, participaram de entrevista coletiva na qual foram anunciados detalhes de como a FIEMG vai auxiliar municípios na solicitação de recursos federais para a reparação dos danos causados pelas chuvas.

Leia mais sobre chuvas:

Pedido de recursos federais para reparação de cidades atingidas pelas chuvas será feito com apoio da FIEMG

FIEMG compra 5 mil colchões para doação a atingidos por chuvas na Grande BH

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. Atividade industrial desacelera em dezembro, aponta pesquisa

    Leia

  5. Empresas da Grande BH reúnem-se com CEMIG para discutir atendimento no período chuvoso

    Leia

  6. FEMUR 2022 é aberta em Ubá e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  8. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia