Notícia

FIEMG realiza cerimônia para entrega simbólica de respiradores a hospitais de Barbacena

1.600 equipamentos estão sendo distribuídos a hospitais e municípios de Minas, sendo 11 deles para esta cidade

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) entregou oficialmente, no mês de agosto, ao governo de Minas Gerais, 1.600 ventiladores pulmonares produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom. Os equipamentos doados pela FIEMG estão sendo distribuídos a hospitais e municípios de todo o estado, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as Prefeituras. Neste sábado, dia 19 de setembro, foi a vez da cidade de Barbacena receber seus equipamentos.

Foi realizada, pela FIEMG Regional Zona da Mata, no auditório do SENAI Barbacena, uma cerimônia simbólica para marcar a entrega dos 11 respiradores que foram doados à cidade, através de demanda levantada pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Barbacena (Sinduscom-Barbacena) e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Barbacena (Simelp). Ao todo, a Zona da Mata recebeu 80 equipamentos, que foram direcionados às cidades de Além Paraíba, Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Ponte Nova, Recreio, Resende Costa, Rio Novo e Ubá.

O evento reuniu lideranças políticas e empresariais. Esteve presente o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro; o diretor da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon Sobrinho; o deputado estadual Doorgal Andrada; a presidente do Sinduscom-Barbacena, Ana Maria Canton Vidal; o vice-presidente Simelp, Joaquim Silva, representando na ocasião o presidente Jayme Carvalho; o presidente da Associação Comercial de Barbacena, Flávio Franco; e o gerente da unidade SESI/SENAI de Barbacena, César Ferreira, entre outros.

Em Barbacena, estão sendo entregues quatro respiradores para o Instituto Maternidade Assistência Infância e Policlínica, cinco para o Hospital Regional e dois para a Santa Casa de Misericórdia. Os representantes destas instituições compareceram à cerimônia para o recebimento dos certificados de entrega. Em nome da Policlínica esteve presente o diretor Celso Campos; representando o Hospital Regional, Isabela Costa; e em nome da Santa Casa, Meiri Almeida. Todos agradeceram a iniciativa da FIEMG, que contribuirá para a meta maior da área da Saúde, que é a manutenção de vidas.

Abrindo o evento, Heveraldo Castro falou sobre o trabalho que vem realizando, juntamente com o diretor Aurélio Marangon, para visitar as cidades da região e fazer a entrega oficial dos respiradores. Disse que todos estão muito satisfeitos com o posicionamento que a FIEMG teve, se preocupando com a comunidade, e solicitou ao deputado Doorgal Andrada que lute pelo desenvolvimento da Zona da Mata, que está muito carente e esquecida. “Precisamos atrair novas indústrias e investimentos que possibilitem a retomada do crescimento da região, e para isso se faz necessária a união de todos”, destacou.

A presidente do Sinduscom-Barbacena, Ana Canton, que foi referência de agradecimento em todas as falas dos representantes dos hospitais, disse que este movimento só foi possível devido à liderança de Flávio Roscoe e à colaboração de todos que, no anonimato, fizeram suas doações para a aquisição destes respiradores. “Essa conquista é resultado de um conjuntos de ideias, valores e ética, que fizeram as coisas acontecerem. Sabemos das dificuldades que os hospitais de Barbacena enfrentam e agradeço a toda a equipe médica que salva vidas, esperando que esses equipamentos possam ajudar a melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, disse.

O deputado Doorgal Andrada ressaltou o comprometimento da FIEMG com as indústrias e o desenvolvimento de Minas. “É encorajante ver um líder empresarial com visão de futuro e preocupado com o interior. A FIEMG vem demonstrando que a indústria mineira está diretamente ligada aos anseios da sociedade”, afirmou. Flávio Roscoe agradeceu a todos os industriais por tornarem este projeto possível e também a Heveraldo Castro e Aurélio Marangon, por estarem fazendo este trabalho de entrega dos respiradores em todos os municípios do interior da região, algo que ele não consegue fazer.

“Trata-se de um equipamento 100% mineiro, que valoriza nossa capacidade de empreender e inovar. E o importante é que depois da pandemia esses respiradores permanecerão nos hospitais, podendo tratar de outras doenças. É importante ressaltar que a FIEMG também contribuiu com 40% das medidas que o governo estadual tomou contra a Covid-19 e que agora estamos engajados no desenvolvimento da vacina. Anuncio também que vamos desmontar a estrutura do hospital de campanha Mater Dei, em Betim, que não foi utilizado, e distribuir esses 180 leitos de UTI para as instituições de saúde do estado, e já firmo aqui o compromisso de que Barbacena receberá dois leitos completos. A FIEMG se sente honrada em fazer a diferença na vida das pessoas”, declarou Flávio Roscoe.

Em seguida, os representantes da FIEMG realizaram uma visita à fábrica da Rivelli Alimentos, acompanhados pelo presidente da empresa, Carlos Rivelli, e pelo diretor financeiro, Paulo Richel. A unidade matriz possui cerca de 2.600 funcionários e faz o desmonte 130 mil frangos por dia, desde o abate das aves até a finalização total dos produtos. Tudo com muita higiene, qualidade e segurança. “O objetivo dessas visitas é poder conhecer e divulgar um pouco mais sobre os diversos segmentos da indústria existentes em nosso estado. Assim podemos entender os anseios, demandas e dificuldades das empresas, para podermos auxiliá-las da melhor forma possível”, destacou o presidente Flávio Roscoe.

Últimas notícias

  1. Sindipan-JF realiza ação comemorativa ao Dia Mundial em Juiz de Fora

    Leia

  2. FIEMG Competitiva On-line realiza capacitação sobre a LGPD

    Leia

  3. FIEMG lança podcast “A hora da indústria” e canais no Telegram

    Leia

  4. Embaixador Michel Arslanian Neto é o próximo palestrante do "Ciclo de Conferências"

    Leia

  5. Alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino podem se inscrever no “ENEM Conectado Power”

    Leia

  6. Fluxo de Caixa é tema de treinamento da FIEMG Regional ZM

    Leia

  7. IEL participa do programa ENG200

    Leia

  8. CEOs debatem conexões humanas além da organização

    Leia