Notícia

FIEMG recebe embaixador holandês

Visita teve objetivo de apresentar a Holanda como parceiro estratégico da indústria mineira

O Sistema FIEMG recebeu nesta quarta-feira, 28/11, a visita de representantes do Reino dos Países Baixos, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do país para o Brasil, Kees van Rij, e o Representante Chefe do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios em Minas Gerais, Remon Daniel Boef. A visita de cortesia também teve como objetivo apresentar a Holanda como parceiro estratégico em áreas como energia (tradicional e da transição energética), ciências da vida e saúde, inovação e tecnologia, agricultura e alimentos.

O Presidente do Conselho de Política e Mercados Internacionais da FIEMG, Fabiano Nogueira, enfatizou que os Países Baixos são um parceiro estratégico para o estado. “As empresas mineiras têm interesses no mercado holandês em áreas importantes como alimentos, vestuário, pedras ornamentais, máquinas e equipamentos, além do setor de tecnologia da informação, por exemplo”.

Estes segmentos compõe a maioria dos projetos apresentados por empresas mineiras através da FIEMG no EEN – European Enterprise Network, Rede de Negócios da União Europeia, da qual a FIEMG e parte integrante. A maioria dos 40 projetos inscritos e que buscam cooperação estão nas áreas de alimentos, máquinas e TI.

Comércio exterior Minas e Países Baixos

Os Países Baixos estão entre os principais parceiros de comércio exterior de Minas. Em 2017, 152 empresas mineiras exportaram seus produtos, representando cerca de US$ 1,47 bilhão. Os principais produtos exportados por Minas são minério de ferro, com 43% do total, metalurgia, especialmente ferro ligas e fero fundido, com 36%, Celulose, 9,4%, e alimentos, 7,7%.

Também participaram do encontro a assessora da presidência do Sistema FIEMG, Martha Lassance; a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG, Rebecca Macedo e a chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais (Ereminas), Maria Auxiliadora Figueiredo.

 

Últimas notícias

  1. 8 razões para fazer um curso técnico

    Leia

  2. Cadeia produtiva do plástico é a primeira a ser trabalhada pelo FIEMG Social

    Leia

  3. Alterações na Legislação Trabalhista serão esclarecidas em Ipatinga

    Leia

  4. Interlocução pelo desenvolvimento de Minas Gerais

    Leia

  5. Entenda sobre o curso técnico EAD que prepara o profissional para garantir a qualidade dos processos industriais

    Leia

  6. Confiança do empresário é instável em 2019

    Leia

  7. Entenda sobre o curso EAD Técnico em Vestuário

    Leia

  8. Por que você deve fazer um curso EAD?

    Leia