Notícia

FIEMG Regional Vale do Paranaíba recebe o PRAI

Plano Regional de Atração de Investimentos (PRAI) é realizado pela FIEMG desde 2017

A FIEMG Regional Vale do Paranaíba recebeu o Plano Regional de Atração de Investimentos (PRAI), no dia 9/05, com objetivo de capacitar os prefeitos dos municípios mineiros em relação a investimentos e, com isso, aperfeiçoar o cenário para investidores que queiram atuar em Minas Gerais.

A iniciativa é realizada através da Gerência de Atração de Investimentos da FIEMG e já passou pelas Regionais Centro Oeste, Sede, Vale do Rio Grande e Sul, mas visa atingir todas as outras. O superintendente do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Gustavo Macena, e a gerente de Atração de Investimentos ,Júnia Cerceau, conduziram a apresentação do projeto a fim de sensibilizar os líderes municipais a participarem da ação. Participaram do encontro representantes e prefeitos de seis cidades das 14 que compõem a FIEMG Regional Vale do Paranaíba.

Pela necessidade de promover as regiões do estado e de um atendimento de excelência aos investidores, o plano visa o repasse de metodologia de atração de investimentos e apoio nos processos de promoção e facilitação para a atração.

Os resultados esperados ao fim do plano são:

-Rapidez, precisão e qualidade no atendimento às demandas dos investidores;
-Relacionamento próximo entre a gerência de atração de investimentos e as Regionais da FIEMG;
-Um processo de atração de investimentos mais otimizado e difundido no estado;
-Maior entendimento sobre requisitos para atração de investimentos por parte dos municípios mineiros e regionais FIEMG. 

Alinhado à visão e estratégia da Gerência de Atração de Negócios e Investimentos, o PRAI pretende aumentar a competitividade de Minas Gerias através da atração de investimentos estimulados pelos agentes locais da FIEMG e pelos gestores municipais. Para Júnia Cerceau, o PRAI é uma oportunidade de dividir o conhecimento que a Gerência possui no que diz respeito a atração de investimentos e suas respectivas atividades. “Nós buscamos compartilhar com estes líderes um pouco da nossa experiência, da nossa metodologia, daquilo que, de fato, pode fazer o município organizar melhor ‘a sua casa’ em termos de informações, trazer as vocações que eles têm, um pouco de seus cenários econômicos, o que eles têm para oferecer em termos de distritos industriais, e outras opções que podem fazer a diferença no momento do investidor decidir para qual município irá.”

Além de Cerceau e Macena, um dos representantes do Consórcio RIDES (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico Sustentável), Diego Cavalcanti, também fez o uso da palavra para falar sobre o projeto “Coração do Cerrado, Região de Oportunidade”, que também é um ponto de apoio em relação a investimentos e desenvolvimento para os municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.

Para Pedro César Spina, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba e empresário do ramo da construção civil, a importância do Plano para o desenvolvimento dos municípios atendidos pela Regional é grande e pode colaborar para a pujança do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. “Este tipo de iniciativa auxilia as prefeituras a destacarem os seus potenciais, organizarem dados importantes para que o investimento chegue de uma forma mais fluída, além do que, o projeto serve como base de dados para a Federação indicar municípios para investidores que procuram primeiramente a Sede em Belo Horizonte,” afirmou Spina.

Próxima etapa do projeto será realizada com workshop no dia 31/05

O segundo momento do Plano vai acontecer no dia 31/05, das 13h às 18h ,no auditório da Regional por meio de um workshop com orientações mais direcionadas aos prefeitos que aderirem ao PRAI.

O prefeito da cidade de Indianópolis, Lindomar Borges, participou da primeira etapa e confirmou presença para a próxima. “Com certeza o PRAI vai agregar pontos positivos para o desenvolvimento regional. Para Indianópolis, não tenho dúvidas de que contribuirá para desenvolver o potencial existente de forma organizada e segura visando o crescimento ordenado e a geração de emprego e renda. Recebemos recentemente um investimento alto das empresas Lenzing e Duratex, acredito que o projeto irá nos ajudar também, na manutenção deste grande investimento.” disse Borges.

São esperados para o workshop os prefeitos das cidades de Abadia dos Dourados, Araguari, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata, Uberlândia, Romaria e Tupaciguara.

Galeria

Últimas notícias

  1. Minas Trend aponta para o futuro com novo diretor-criativo

    Leia

  2. FIEMG Competitiva realiza workshop em parceria com SINDUSCOM Barbacena

    Leia

  3. Sindivestu oferece treinamento ‘Blindagem Empresarial Trabalhista’

    Leia

  4. Presidente da FIEMG Regional ZM recebe Comenda da Associação Comercial

    Leia

  5. Exército vem a Belo Horizonte conhecer trabalhos desenvolvidos no CIT

    Leia

  6. FIEMG participa da 31ª edição da Expo Usipa

    Leia

  7. ICEI aponta confiança pelo 10° mês consecutivo

    Leia

  8. União de esforços para a geração de emprego e renda é meta de Tadeu Monteiro

    Leia