Notícia

FIEMG Regional ZM e SILEMG participam do Minas Láctea 2019

Evento reúne cadeia laticinista em Juiz de Fora e é referência em difusão de tecnologias e na apresentação de produtos e maquinário

Fotos: Gilmar Peixoto - FIEMG / Divulgação EPAMIG

Teve início no dia 16 de julho o Minas Láctea, principal evento de difusão de tecnologias e apresentação de novos equipamentos e produtos para o setor laticinista da América Latina. A iniciativa é da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), em parceria com o programa FIEMG Competitiva, e conta com atividades realizadas no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e no Expominas Juiz de Fora. O evento, que segue até o dia 18 de julho, prevê reunir mais de 12 mil pessoas e movimentar mais de R$ 200 milhões em negócios. A FIEMG Regional Zona da Mata montou um estande na Feira, em parceria com outras instituições, como o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (SILEMG), SEBRAE, EPAMIG e ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida, no qual divulgou seus produtos e serviços para os participantes do evento.

Na noite do dia 16, a cerimônia de abertura oficial do Minas Láctea reuniu lideranças políticas, institucionais e empresariais da cidade e do estado, contando com a presença do presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho; do vice-presidente do Sistema FIEMG e presidente do Sindimeias-JF e do Centro Industrial de Juiz de Fora, Tadeu Monteiro; do diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do SINDIPAN-JF, Heveraldo Castro; do presidente do Silemg, João Lúcio Barreto Carneiro; do diretor executivo do Silemg, Celso Moreira;  da secretária de Estado de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini; do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas; e do chefe-geral da EPAMIG/ILCT, Cláudio Furtado, entre outras autoridades. Durante a abertura, também foi entregue a Medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes, com a qual a EPAMIG/ILCT homenageia personalidades que têm contribuído para o êxito da instituição, que é referência no Brasil em ensino, pesquisa e difusão de tecnologia em leite e derivados.

A programação do Minas Láctea 2019 é dividida em cinco eventos diferentes. Na EPAMIG/ILCT acontece a Semana do Laticinista, que completa 70 anos de edição, com palestras e minicursos ministrados por grandes especialistas no tema. No mesmo espaço, ocorre também o 32º Congresso Nacional de Laticínios, oportunidade de apresentação e debate de pesquisas sobre leite e derivados, além do 44º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, renomada premiação da indústria de laticínios do Brasil. Neste ano, 85 empresas se inscreveram para o Concurso e o resultado é divulgado no último dia do evento.

O Expominas de Juiz de Fora abriu as portas para receber os outros dois eventos que compõem a programação do Minas Láctea. Nessa edição, a 44ª Expomaq reúne 134 empresas expositoras de produtos e serviços ligados à cadeia laticinista. Desse número, 36 são empresas estreantes na Feira, o que reflete uma confiança das marcas no mercado mesmo diante de um cenário de crise na pecuária de leite que assolou o país nos últimos meses. O destaque também fica por conta de empresas internacionais, ainda sem representação no Brasil, que estão presentes no evento interessadas mercado brasileiro. Estão participando da Feira, como representantes da FIEMG Regional Zona da Mata em seu estande no Expominas o analista de Relações Empresariais, Gilmar Peixoto, e o analista de negócios Matheus Sant’Ana.

Já na 44ª Expolac, existe a tradicional vitrine de apresentação de produtos derivados do leite, com a exposição de mais de 400 produtos lácteos vindos de mais de 90 empresas de diversas partes do Brasil, shows, palestras e degustação de queijos, cachaça e vinhos. Para o presidente da FIEMG Regional ZM, Aurélio Marangon Sobrinho, o Minas Láctea já é um evento tradicional e conta com o apoio da FIEMG por sua grande importância para o setor laticinista, pois proporciona aprendizado, troca de experiências, e conhecimento de novas tecnologias e tendências.

thumbnail_16072019-_MG_5539.jpg

Por Graciele Vianna 

Últimas notícias

  1. Sinduscon-MG oferece cursos e palestras on-line para profissionais da construção civil

    Leia

  2. Rumo ao associativismo do futuro

    Leia

  3. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  4. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  5. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  6. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/11

    Leia

  7. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  8. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia