Notícia

FIEMG Regional ZM formaliza entrega de respiradores a cidades da região

Representantes da entidade visitaram as cidades de Rio Novo, Ubá e Ponte Nova

Hoje, dia 18 de setembro, o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, e o diretor da entidade, Aurélio Marangon Sobrinho, estiveram nas cidades de Rio Novo, Ubá e Ponte Nova para formalizar e registrar a entrega dos respiradores doados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) a estes municípios.

A FIEMG entregou oficialmente, no dia 14 de agosto, ao governo de Minas Gerais 1.600 ventiladores pulmonares produzidos pela empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom. Os equipamentos estão sendo distribuídos a hospitais e municípios de todo o estado, respeitando critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e considerando o diálogo com as Prefeituras.

Ao todo, a Zona da Mata recebeu 80 equipamentos, que foram direcionados às cidades de Além Paraíba, Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Ponte Nova, Recreio, Resende Costa, Rio Novo e Ubá. Além dos respiradores, os municípios da região também contaram com doação de máscaras em TNT duplo, máscaras hospitalares especiais e álcool glicerinado 70%, materiais que vêm sendo produzidos pelo SENAI. 

Em Rio Novo, os representantes da FIEMG foram recebidos pelo secretário de Saúde, Bruno Machado, na Santa Casa de Rio Novo, que teve a doação de dois respiradores, através de demanda levantada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), presidido por Aurélio Marangon. Para Bruno Machado, foi uma grande satisfação poder contar com o apoio da FIEMG neste momento tão difícil que vem sendo enfrentado pelos municípios.

Em seguida, a visita foi em Ubá, que recebeu da FIEMG, por intermédio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), uma remessa de 22 respiradores, direcionados ao Hospital Santa Isabel. Acompanhados pelo presidente do Sindicato, Aureo Calçado, e pela gerente Heliane Martins, os representantes da FIEMG foram recebidos pela administradora do hospital, Rosângela Alfenas; pelo diretor técnico, Luiz Fernando Caputo; e pelo advogado do hospital, Evandro Doriguetto.

Finalizando o dia, foi a vez de Ponte Nova, onde o presidente Heveraldo Castro e o diretor Aurélio Marangon visitaram o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), que recebeu quatro respiradores da FIEMG, e a Fundação Filantrópica de Saúde Arnaldo Gavazza (HAG), que também contou com a doação de quatro equipamentos, que serão utilizados no CTI Covid-19. Acompanharam as visitas o diretor da FIEMG e vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Vale do Piranga (Sinduscon-VP), Nelson Barbosa, e o interventor do HNSD e presidente do Conselho Curador do HAG, José Bueno de Magalhães.

No HNSD a entrega dos respiradores foi feita ao administrador da instituição, José Maurício Morais; ao fisioterapeuta do CTI, Sandro Mol; e ao gerente de manutenção, Ronaldo de Souza. No HAG, recebeu os respiradores a superintendente executiva, Lucimar Regina Oliveira Fonseca. Os representantes dos hospitais agradeceram à FIEMG pela contribuição, pois essas iniciativas permitem que as instituições de saúde melhorem cada vez mais suas estruturas, garantindo a manutenção de um atendimento de excelência a todos os pacientes de Ponte Nova e região.

O diretor Aurélio Marangon explicou que os respiradores foram produzidos em Minas Gerais, por meio de uma parceria entre o SENAI, e a empresa Tacom, uma empresa do sul do estado. “Trata-se de um equipamento 100% mineiro, que recebeu aprovação total da ANVISA e que mostra a resposta rápida da indústria do estado às angústias da sociedade”, declara.

Já o presidente Heveraldo Castro destacou o importante trabalho que vem sido desenvolvido pela Federação. “Estamos muito felizes em poder colaborar com Minas Gerais. Desde o início desta pandemia, a FIEMG tem se mostrado atuante no combate ao novo Coronavírus: consertamos respiradores que estavam parados, investimos e apoiamos o Projeto Inspirar, da Tacom, que fabricou esse grande número de respiradores, e fizemos a doação de milhares de máscaras e álcool para todo o estado”, afirmou. 

Os respiradores

Os ventiladores pulmonares doados foram idealizados e produzidos pela Inspirar, uma empresa Health Tech que nasceu da inquietação e percepção dos sócios da Tacom para minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pela pandemia da Covid-19 e que contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto.  A empresa desenvolveu uma tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos. Os ventiladores pulmonares chegam ao mercado com valores mais acessíveis do que os produtos semelhantes, além de serem mais fáceis de manusear. Desde a homologação da ANVISA, no dia 3 de agosto, os ventiladores podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil. 

Últimas notícias

  1. Sindipan-JF realiza ação comemorativa ao Dia Mundial em Juiz de Fora

    Leia

  2. FIEMG Competitiva On-line realiza capacitação sobre a LGPD

    Leia

  3. FIEMG lança podcast “A hora da indústria” e canais no Telegram

    Leia

  4. Embaixador Michel Arslanian Neto é o próximo palestrante do "Ciclo de Conferências"

    Leia

  5. Alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino podem se inscrever no “ENEM Conectado Power”

    Leia

  6. Fluxo de Caixa é tema de treinamento da FIEMG Regional ZM

    Leia

  7. IEL participa do programa ENG200

    Leia

  8. CEOs debatem conexões humanas além da organização

    Leia