Notícia

FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

Curso abordou as normas técnicas e o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital obrigatória aos mineiros

A FIEMG Regional Zona da Mata realizou, de 23 a 25 de novembro, o treinamento “SPED Fiscal – ICMS/IPI – Teoria e Prática”. O curso foi promovido ao vivo e on-line e repassou aos participantes conhecimentos fundamentais sobre as normas técnicas, bem como o funcionamento prático da Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal ICMS/IPI) obrigatória aos contribuintes mineiros. Foram analisados assuntos que estão inseridos na rotina fiscal para preenchimento, geração e transmissão do arquivo, além de abordadas as novidades sobre o tema. A apresentação do treinamento foi de Tyrone Canuto, bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Direito Tributário, consultor, professor, palestrante e instrutor de cursos em empresas públicas e privadas.

O SPED Fiscal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal. Com ele, a Receita e os órgãos fazendários estaduais recebem dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É o meio pelo qual as empresas simplificam e facilitam a entrega da documentação necessária para o Fisco, eliminando a necessidade de se ter documentos em papéis, o que garante a fiscalização para o governo e reduz a burocracia.

O público do treinamento foi formado por empresários, gestores, contabilistas, advogados, supervisores, analistas, estudantes e demais interessados no tema. No conteúdo programático estavam assuntos como: Legislação que regulamenta a EFD; Conceitos SPED e EFD x SPED FISCAL; Obrigatoriedade; Obrigações acessórias; Funcionamento EFD; Introdução Prática; Análise de registros específicos; Lançamentos fiscais, entre outros.

De acordo com o instrutor Tyrone Canuto, este curso tem um grande diferencial no mercado mineiro por ser dividido em tuas etapas, uma abordando a teoria, legislação e conceitos do SPED FISCAL, e outra bem didática e prática, onde todo o conteúdo do arquivo do SPED Fiscal é repassado campo a campo, proporcionando aos alunos um conhecimento amplo. “O curso contribui para proporcionar uma visão macro do arquivo, além de dar dicas e sugestões de lançamentos e ajustes que podem ser feitos para poder facilitar a rotina e operação das pessoas no dia a dia de trabalho”, destaca.

A aluna Thalita Pereira, da Indústria Pet Mais Embalagens, ressaltou que o conteúdo abordado foi ótimo, não deixou dúvidas. “Foram três dia muitos esclarecedores”, disse ela. Já o analista em Relações Empresariais da FIEMG Regional ZM, Gilmar Peixoto, confirmou o sucesso do treinamento e disse que a entidade irá mesclar a realização de cursos presenciais e on-line, buscando assim atingir todos os tipos de necessidades do público.

Fique atento aos treinamentos oferecidos pela FIEMG Regional Zona da Mata. Não perca a oportunidade de se capacitar! Clique aqui e saiba mais.

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. Atividade industrial desacelera em dezembro, aponta pesquisa

    Leia

  5. Empresas da Grande BH reúnem-se com CEMIG para discutir atendimento no período chuvoso

    Leia

  6. FEMUR 2022 é aberta em Ubá e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  8. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia