Notícia

Indicativos de como atuar em um futuro próximo

Semana do Meio Ambiente e ESG da FIEMG debateu os temas mais atuais relacionados à atuação do setor produtivo na preservação ambiental

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Cerca de 800 pessoas acompanharam, remotamente, a Semana do Meio Ambiente e ESG 2021 da FIEMG. O evento on-line, realizado de 14 a 18/06, reuniu especialistas da academia, setor público e iniciativa privada que compartilharam suas experiências, casos de sucesso e expectativas quanto à questão ambiental no Brasil e no mundo. 

A extensa programação foi dividida em painéis temáticos que trouxeram à tona debates relevantes para a sociedade e o setor produtivo. Participaram da abertura do último dia de evento, realizado dia 18/06, Mário Campos, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG (CEMA) e presidente do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (SIAMIG), e Ênio Marcus Brandão Fonseca, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA MG).   

“Foi uma semana de muitas discussões e informações. Agradeço a todos que destinaram parte de seu tempo para acompanhar esse debate tão importante”, ressaltou Campos. O presidente do SIAMIG e do CEMA destacou que o assunto do último painel, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a Lei De Liberdade Econômica (PL 3.729/2004), vem norteando as ações do setor produtivo. “Ela vem revolucionando o olhar da sociedade sobre a questão do Estado e do meio ambiente e reforça a importância do empreendimento privado como norteador do desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirmou o gestor.   

Fonseca destacou que atualmente existem mais de 60 mil normas ambientais no país e, cerca de 10 mil, são exclusivamente sobre licenciamento e que abrangem diversos temas, como relacionados as áreas trabalhistas e tributárias. “É um número imenso de normas e cabe ao IBAMA as cumprir. O nosso princípio de trabalho está vinculado ao diálogo permanente com o Estado, setor produtivo, órgãos de controle e terceiro setor”, afirmou.  

Ao longo do evento, especialistas trataram de temas relevantes para o setor industrial e também para a sociedade, como A Economia Circular como fator de sustentabilidade, O Papel das Empresas na Promoção da Sustentabilidade Corporativa, O dia da água na indústria “Alocação de água negociada”, Monitoramento da Qualidade do Ar no Estado de Minas Gerais e PL 3.729/2004 - Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a Lei de liberdade Econômica 

“Tivemos uma média de 170 pessoas por painel e trabalhamos com os temas mais importantes da atualidade”, afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG, pontuando que, na próxima edição, com a crise sanitária controlada, espera ter o auditório da FIEMG cheio. “Os temas foram envolventes e trouxemos indicativos de como atuar em um futuro próximo, demostrando o compromisso da FIEMG com o desenvolvimento sustentável. A Federação tem como interesse e prioridade participar do processo social, ambiental e econômico do país, atuando pela sociedade e com a sociedade”, analisa o gestor ambiental.  

Confira as fotos do evento neste LINK

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG Regional ZM promove workshop para desenvolvimento de supervisores e coordenadores de Produção

    Leia

  3. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  4. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  5. Projeto “Mão na massa” realiza ações personalizadas para padarias em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG Regional ZM recebe deputado federal Reginaldo Lopes

    Leia

  7. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  8. Escola de Esportes do SESI JF recebe o atleta de futsal Leo Santana

    Leia