Notícia

Inovação e modelo de negócio são pauta de palestra

Programa FIEMG Competitiva traz especialistas para ajudar empresários

Dúvidas em relação ao modelo de negócio e sobre como se manter competitivo diante da atual crise são cada dia mais comuns na vida dos empresários. Pensando em ajudar a solucionar algumas destas questões, o Programa FIEMG Competitiva apresentou a palestra on-line “Como aumentar a competitividade da sua empresa por meio da inovação em Modelo de Negócios?”, no ia 24/06.

Para abrir o bate-papo virtual com os empreendedores, a gerente de Inteligência Competitiva da FIEMG, Gabriela Ferreira Franco, disse que a inovação não é algo natural para o ser humano. “As repetições e a zona de conforto são mais favoráveis para nosso cérebro”, afirmou Franco.

Para a gerente da FIEMG, é preciso pensar a inovação além do senso comum que remete essa característica à tecnologia. “A inovação tem várias modalidades: tecnológica, organizacional, marketing e o modelo de negócio. Existem formas de reflexão do seu modelo de negócio por meio da discussão da inovação. É a forma que a sua empresa cria um determinado produto e o emprega no mercado, é preciso agregar valor nesse produto”. Ao chamar a atenção para essa característica, Franco exemplifica: “Um restaurante que vende comida a quilo não entrega só comida, muitos entregam tempo, pois os clientes querem agilidade. O modelo de negócio não é tão obvio, às vezes ele é intrínseco ao seu produto”.

O gerente de Projetos para a Indústria da FIEMG, Thadeu Neves, destacou que a Federação está preparada para apoiar as empresas que necessitam de orientação sobre como utilizar a ferramenta da inovação em favor da competitividade. “Sabemos que as empresas precisam inovar e trazer esse processo pra dentro de gestão do negócio, especialmente as pequenas. O FIEMG Competitiva está preparado para facilitar o acesso das empresas nesse sentido”, disse Neves.

Fusões e aquisições podem ser estratégias para competitividade

Priscila Spadinger, advogada e especialista em M&A e sócia do escritório Andrade e Silva Advogados falou sobre possibilidades de crescimento de um negócio por meio de aquisições. M&A é uma sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, que significa fusões e aquisições.

“Todo mundo deve nesse momento arrumar sua casa, olhar pra dentro e é importante deixar seus números limpos, com possibilidade de negócios futuros”, contextualizou a advogada ao explicar o motivo de estar aberto a essa possibilidade de atração de investimento. “Por que buscar um sócio pode ser uma boa estratégia? É preciso entender se seu negócio é pequeno para buscar uma ampliação. Se há interesse em consolidar-se no mercado por fusões e aquisições. Se você deseja crescer somando forças com fornecedores ou mesmo atrair um fundo de investimento onde você vende parte do seu negócio para focar exclusivamente na gestão estratégica do seu modelo”.  

Thadeu Neves reforçou que esses conteúdos estão sendo trabalhados no FIEMG Competitiva. “O programa foi reestruturado para atender as indústrias, buscando ajudá-las a passar pelo momento turbulento da crise, mas também com o olhar para o futuro. É fundamental esse duplo olhar”, finalizou Neves.   

Saiba mais sobre o FIEMG Competitiva

Últimas notícias

  1. Novos hábitos de consumo traz impacto positivo para a indústria moveleira, afirma Flávio Roscoe

    Leia

  2. Especialistas debatem principais impactos da MP 998 para consumidores de energia

    Leia

  3. Industria 4.0 em foco

    Leia

  4. Cemig e FIEMG promovem webinar

    Leia

  5. “A diplomacia busca a transformação do Brasil”, afirma Ernesto Araújo

    Leia

  6. FIEMG faz doação de quartos de CTI completos para Hospital São João de Deus

    Leia

  7. Apoiando as indústrias além das Gerais

    Leia

  8. Conselho de Inovação e Tecnologia recebe presidente do CNPq

    Leia