Notícia

Inspeção veicular em pauta

Projeto de Lei 46/2021, que dispõe sobre o tema, é debatido na Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da FIEMG

O Projeto de Lei 46/2021, que dispõe sobre o programa de inspeção veicular de emissão de poluentes e ruídos, foi a pauta do encontro da Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da FIEMG realizado, de forma virtual, nesta quarta-feira, dia 23/6. Um dos autores do projeto, o vereador Irlan Melo, participou da reunião e recebeu contribuições dos membros do colegiado para ampliação do escopo do projeto.

A legislação tem como objetivo reduzir, progressivamente, o nível de emissão de ruídos, partículas e gases poluentes pelos veículos autorizados a operar no sistema de transporte urbano, coletivo, individual e de fretamento em todas as suas modalidades, inclusive táxi, transporte escolar e veículos oficiais.

O Brasil possui uma frota de 62 milhões de veículos, 44 milhões de veículos só no segmento leve. Mesmo prevista no artigo 104 do Código de Trânsito (CTB), a inspeção técnica e ambiental veicular não é regulamentada.

A falta de manutenção veicular é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil. Afeta diretamente os custos socioeconômicos, além de provocar sérios danos à saúde humana e associada ao envelhecimento da frota circulante pode agravar a situação.

Irlan Melo se dispôs a analisar quais pontos da legislação podem ser alterados e irá marcar uma audiência pública com os atores envolvidos, para que o tema seja amplamente debatido. “Esperamos que Belo Horizonte seja, de fato, pioneira na inspeção veicular e que isso se estenda para as outras cidades”, pontua o vereador.

De acordo com Valentino Rizzioli, presidente do colegiado, o projeto de lei, que está em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte, tem condições de ir pra frente e ser aprovado. “A população está consciente dos problemas que enfrentamos com a falta de regulamentação da inspeção veicular. Todos são a favor”, afirma.

Durante o encontro foi apresentado o FIEMG Competitiva. Segundo Raquel Lopes, coordenadora de Projetos do IEL, o programa disponibiliza a solução adequada ao desafio específico de cada empresa, ao mesmo tempo em que eleva o patamar competitivo de toda Indústria Mineira. Clique aqui e confira o Programa FIEMG Competitiva

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG Regional ZM promove workshop para desenvolvimento de supervisores e coordenadores de Produção

    Leia

  3. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  4. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  5. Projeto “Mão na massa” realiza ações personalizadas para padarias em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG Regional ZM recebe deputado federal Reginaldo Lopes

    Leia

  7. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  8. Escola de Esportes do SESI JF recebe o atleta de futsal Leo Santana

    Leia