Notícia

Jovens industriais preparados para o futuro

Por meio do Programa Legado, IEL prepara líderes do Conselho FIEMG Jovem para criar oportunidades e inspirar pessoas

Com o objetivo de desenvolver os principais líderes da indústria mineira para que, a partir de suas bagagens, sejam capazes de contribuir verdadeiramente para o futuro de Minas e do Brasil, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) apresentou o Programa Legado, no dia 18/9. A cerimônia de lançamento foi realizada no SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO), respeitando os protocolos de segurança e o distanciamento ainda necessários neste momento.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, parabenizou o conselho pela interação que os jovens empresários estão realizando com toda a Federação. “O Programa Legado contribui não apenas para formar industriais, mas, principalmente, para formar pessoas capazes de liderar com percepção e compreensão do outro”, reforçou o líder empresarial, que também já foi membro do Conselho FIEMG Jovem.

Roscoe apresentou a palestra “O líder e o tempo”. “O tempo é o ativo mais precioso que nós temos e muitas vezes as pessoas o deixam de lado. E isso não é só para a empresa, na vertente empresarial, mas ​para a vida de vocês. Quando entendi a complexidade disso e passei a respeitar o meu tempo, ganhei a oportunidade de fazer coisas que achava que não conseguiria, e também aprendi a delegar mais”, afirmou.

O projeto possibilita, por meio da mentoria com profissionais experientes e de alta performance, que os jovens trilhem um novo caminho, impulsionado​s por um​a mentalidade criativa e inovadora, voltada para o compartilhamento de propósito e a criação de legados com significado para si, para as organizações e para o mundo.

De acordo com o superintende do IEL, Gustavo Macena, o programa de liderança da FIEMG chamou a atenção de industriais fora de Minas. “Conversei com representantes de todo o Brasil e eles estão interessados em replicar esse modelo. Esses jovens industriais que estão participando do programa serão nossas cobaias para implantarmos uma cultura empreendedora em uma geração que está chegando”, contou Macena. 

O presidente do Conselho FIEMG Jovem, Humberto Noronha, apontou que a evolução dos participantes nesta jornada, que terá uma duração de 12 meses, é um ganho para a sociedade. “Entrei na FIEMG cru, sem saber o que é o associativismo. Hoje entendo o que representa essa palavra, tive tempo para aprender bastante. Os participantes ganham hoje, por meio dos nossos mentores, a possibilidade de continuarem executando seus trabalhos com propósito de impactar o ambiente de negócios e a vida das pessoas. Nós estamos disponibilizando nosso tempo para multiplicar esse legado”, contou Noronha.

Significado do legado

A psicanalista e presidente do Instituto de Mediação Aplicada (IMA), Rita Guimaraes de Carvalho Pereira, ministrou a palestra com o tema: “O homem desbussolado” e trouxe várias reflexões para os jovens empresários. “A palavra legado, pra cada um, vai ter um significado diferente. Podemos pensar em herança, mas também precisamos pensar em legado como a transmissão de ensinar e receber conhecimento”, disse Pereira.

O evento contou ainda com a apresentação “sentidos e significados do programa legado”, conduzida pela gerente de Educação Executiva do IEL, Rejaine Almeida, e da consultora em Desenvolvimento Organizacional e membro do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG, Marina Gomide.

Para encerrar, os jovens mentorados do Programa Legado homenagearam os seus mentores e apreciaram a apresentação do concerto didático conduzido pelo maestro Felipe Magalhães e o Quinteto de Arcos e Cordas com o tema "O Mentor, o Mentorado e a Construção do Futuro: Da Indústria, De Minas Gerais e do Brasil".

Clique aqui e confira o lançamento do Programa Legado

Últimas notícias

  1. CIEMG faz doação de máscaras, álcool e respiradores

    Leia

  2. "Enem: Conectando-se à área de Matemática"

    Leia

  3. Moda e inovação aliadas no combate à Covid-19

    Leia

  4. Dúvidas sobre a LGPD? Confira o bate-papo com a especialista da FIEMG

    Leia

  5. Ambev realiza projeto ‘Compre Bem’ para prospecção de fornecedores

    Leia

  6. Rumo ao associativismo do futuro

    Leia

  7. Sinduscon-MG oferece cursos e palestras on-line para profissionais da construção civil

    Leia

  8. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia