Notícia

Linhas de financiamentos e de apoio à projetos de inovação

Tema foi debatido durante a reunião do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG

“A Tríplice Hélice e o Pacto Mineiro pela Inovação” foi um dos temas tratado na reunião do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG. O evento foi realizado on-line e o tema foi conduzido por Juliano Alves, subsecretario de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais. 

Alves apresentou aos participantes os projetos Hub MG, Voei, Seed, o Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), UaiTec e o Pacto Mineiro de Inovação. O Hub MG é um projeto de inovação aberta que apoia o setor público e as médias e grandes empresas mineiras a se manterem inovadoras conectando seus desafios com soluções tecnológicas ao redor do mundo por meio de Ciclos Hub de Inovação Aberta e Hub Conectas. "São 77 instituições participantes e 380 startups conectadas", explicou.

O Voei é um projeto de empreendedorismo universitário que aproxima o mercado de trabalho da academia, fortalecendo ecossistema de inovação universitária. O Seed, é um programa de aceleração de startups que tem a duração de 
seis meses e neste período elas são conectadas com potenciais clientes e investidores, mentoradas por especialistas de mercado e subvencionadas em até R$80 mil.  O SIMI, desenvolve ecossistemas de inovação mineiros por meio da conexão e aumentando a visibilidade de seus atores.

O UaiTec, busca a inclusão digital e social por meio da oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional à distância. Já o Pacto Mineiro de Inovação, é uma ação motivada pelo Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG e assumida pelo Governo de MG com o intuito de expandir a participação de outros setores da economia mineira. 
O objetivo é agregar atores à missão de “Tornar Minas Gerais, no contexto brasileiro, uma referência em inovação de relevância global”, explicou Alves.

Outro tema apresentado foi o “Modelo de operação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) para o fomento aos projetos de inovação da Indústria”, por Edelvício Souza Junior, especialista em Inovação Industrial da EMBRAPII. 


Junior explicou que a EMBRAPII é o elo entre a indústria, a universidade e o governo, e que promove a cadeia de inovação por meio de modelos de financiamentos. A EMBRAPII, possui 64 unidades em todo o país, e, em Minas Gerais, apoia 129 projetos, com mais de R$113 milhões de investimentos de empresas em P&D e parceria com 104 empresas, nacionais e internacionais.  

O encontro on-line também contou com a apresentação “Oportunidades de financiamento à inovação”, por Daniela Britto, gerente de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG. Os principais modelos são: BDMG/Inovacred, que tem o objetivo de apoiar o financiamento de projetos destinados ao desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes, inovação em marketing ou inovação e organizacional, no ambiente produtivo ou social, visando a ampliar a competitividade das empresas regional ou até nacional. O BDMG/Inovacred Expresso, que apoia empresas inovadoras nos seus esforços de inovação, o FINEP Inovacred: Telecon e Conecta, que apoia projetos no setor de telecomunicações, inclusive nas áreas de semicondutores e de soluções de internet.  

O Conselho de Tecnologia e Inovação se reúne periodicamente e tem como presidente o empresário Valentino Rizzioli.

Últimas notícias

  1. Curso aborda estrutura tarifária e custos pagos pelos consumidores na conta de energia

    Leia

  2. FIEMG Regional ZM promove workshop para desenvolvimento de supervisores e coordenadores de Produção

    Leia

  3. Aprimore suas habilidades na área de audiovisual

    Leia

  4. FIEMG cria ferramenta que irá auxiliar a vacinação dos trabalhadores da indústria

    Leia

  5. Projeto “Mão na massa” realiza ações personalizadas para padarias em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG Regional ZM recebe deputado federal Reginaldo Lopes

    Leia

  7. Segunda rodada de negócios do Compre Bem FIEMG Virtual - DIMEP Sistemas

    Leia

  8. Escola de Esportes do SESI JF recebe o atleta de futsal Leo Santana

    Leia