Notícia

Maior integração entre o setor produtivo e o público

Parceria entre o CIEMG e a Prefeitura de Contagem foi pauta da reunião da diretoria da entidade

A Diretoria Colegiada do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG) realizou na segunda-feira, dia 25/01, a primeira reunião do ano. Na pauta, além dos assuntos administrativos, a parceria da entidade com a Prefeitura de Contagem em um plano de desenvolvimento para o município.

Segundo Fábio Sacioto, presidente do CIEMG, no último dia 22, a prefeita recém-empossada da Contagem, Marília Campos, e dois secretários estaduais, visitaram a sede da FIEMG com o objetivo de firmar uma parceria para execução de diversos projetos na cidade. "Essa interação direta com o poder público é uma grande oportunidade que a cadeia produtiva tem de minimizar os entraves que hoje ocorrem no município", afirma.

Sacioto ressalta que algumas dificuldades que os empreendedores têm já foram antecipadas, como a segurança pública, jurídica, a burocracia dos licenciamentos ambientais e tributários, além da questão logística da cidade. "O CIEMG irá trabalhar em conjunto com o município para buscar, em grupos de trabalho, uma redução desses impactos e ações", pontua.

Outra questão debatida foi o desenvolvimento profissional da população contagense. "Cada vez mais é necessária uma qualificação profissional tecnológica", diz o empresário. A cidade conta com um Centro de Treinamento para a Indústria 4.0 do SENAI, unidade focada nas tecnologias habilitadoras 4.0 - como a Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT), realidade aumentada, impressão 3D, visando a formação de mão-de-obra especializada e a criação de soluções integradoras. A cidade também irá receber a primeira escola SESI bilíngue e digital do Brasil, que atenderá em torno de 2 mil alunos. A FIEMG está investindo R$ 30 milhões na unidade que promete ser um Centro de Referência para a América Latina.

"Este conjunto de ações irá favorecer um ambiente de inovação e tecnologia que pretendemos trazer e desenvolver em Contagem e em toda a cadeia produtiva de Minas Gerais", finaliza Sacioto.

Veja também:

CIEMG trabalha em conjunto com prefeitura para o desenvolvimento de Contagem

FIEMG e Prefeitura de Contagem discutem novas parcerias para o desenvolvimento de Contagem

Galeria

Últimas notícias

  1. O agronegócio na pauta dos empresários mineiros

    Leia

  2. FIEMG apresenta Obrigações Legais Ambientais 2021

    Leia

  3. Aprendizado e solidariedade marcaram os últimos 12 meses de trabalho da FIEMG

    Leia

  4. Planejamento para 2021 é pauta do Conselho de Gestão Estratégica de Pessoas

    Leia

  5. SENAI prorroga prazo de inscrições para Cursos Técnicos 2021

    Leia

  6. Acordo do Estado com a Vale vai movimentar a economia em Minas Gerais

    Leia

  7. Câmara da Indústria da Construção realiza encontro mensal

    Leia

  8. Expectativas dos empresários da indústria mineira seguem positivas

    Leia