Notícia

Minas Gerais debate retomada da economia verde no pós-pandemia

Semana do Meio Ambiente 2020 acontece, de forma virtual, até o dia 5 de junho

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participou da abertura da Semana do Meio Ambiente 2020 realizada nesta quarta-feira, dia 3/6. Com o tema “Economia limpa e socialmente justa”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e contará com apresentações e debates relacionadas ao assunto até o dia 5/6, com a realização de cinco webinars. O foco é a construção de uma economia baseada em formas de produção mais limpas e socialmente justas pós-pandemia e a retomada da economia verde em Minas e no Brasil.

Para Flávio Roscoe, o governo estadual tem evoluído nas questões ambientais em conjunto com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. "Acredito que estamos no caminho correto, que é de apoio às iniciativas que visam proteger o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável", afirma.

O líder industrial ressaltou que a FIEMG vem difundindo a Economia Circular, que gera receita e eficiência para a indústria, reduzindo desperdícios no processo de controle ambiental. Roscoe anunciou, durante o evento, que a Federação vai apresentar, nos próximos dias, um projeto de controle atmosférico do ar em Minas Gerais. "Estamos estudando para que o setor privado monte um monitoramento da poluição atmosférica no estado e entregue para o Governo operar. Precisamos ter uma rede integrada que relate a qualidade do ar em tempo real. Se conseguirmos implantar esse projeto, Minas Gerais será o primeiro estado a ter o controle integrado", diz.

O governador do Estado, Romeu Zema, afirma que Minas avançou na desburocratização ambiental e na digitalização dos processos. "Essas medidas trouxeram mais agilidade. É totalmente possível conciliar a preservação com o desenvolvimento econômico, basta aprimorar a legislação, a gestão e ter boa vontade", pontua.

O deputado estadual Noraldino Júnior, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, lembra que Minas Gerais vem enfrentando diversas dificuldades ambientais nos últimos anos, mas o governo estadual trouxe grandes avanços na área. Para o parlamentar, é essencial buscar um futuro com maior desenvolvimento respeitando a sustentabilidade. Júnior destacou a parceria da Semad com a FIEMG para o entendimento do setor produtivo sobre a importância da sustentabilidade, de trabalhar na gestão ambiental nas indústrias.

Participaram também da abertura da Semana de Meio Ambiente 2020 o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard, a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, e o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio.

Sem-t-tulo.jpg

Webinar Virada Ambiental

Na quinta-feira (4/6), às 9h30, o Webinar “Desenvolvimento de uma economia verde pós pandemia: Direções e Tendências” contará com a abertura do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e do presidente da Feam, Renato Brandão. Desta vez, a palestra magna ficará a cargo do diretor executivo do Centro Brasil do Clima, o jornalista, escritor e ambientalista Alfredo Hélio Syrkis. Ele foi o primeiro secretário de meio ambiente da cidade do Rio de Janeiro e abordará o valor do menos carbono.

A FIEMG também fará uma apresentação sobre suas ações em busca de formas mais sustentáveis de produção e demonstrará cases de sucesso como as empresas CNH Industrial - Sete Lagoas, Duratex - Uberaba e Ouro Fino, Agrociência – Uberaba. O tema será apresentado pelo analista ambiental e coordenador da agenda de Economia Circular da FIEMG, Guilherme da Mata Zanforlin. O evento será transmitido pelo Youtube do Meio Abiente no endereço: https://www.youtube.com/meioambienteminasgerais

Veja também:

Sustentabilidade, proteção ao meio ambiente e oportunidades

FIEMG apoia indústrias na transição para Economia Circular

Últimas notícias

  1. Setor produtivo celebra decisão do STF

    Leia

  2. Escolas de Esportes SESI retomam suas atividades

    Leia

  3. Repercussões do Enquadramento da Covid-19 como Doença Ocupacional é tema de debate

    Leia

  4. Sinquifar realiza doação de capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  5. Mais solidariedade no combate a Covid-19

    Leia

  6. Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

    Leia

  7. Conselho FIEMG Jovem discute os tratamentos tributários setoriais de MG

    Leia

  8. Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

    Leia