Notícia

Minascon: Arena Virtual discute construção offsite no Brasil

Metodologia consiste na fabricação modular fora do canteiro de obras. Especialistas internacionais falaram sobre a tendência

Como parte de uma diversificada agenda de atividades, o Minascon - maior evento da cadeia produtiva da construção mineira - apresentou, nesta terça-feira (23/11), a Arena Virtual de Cases Internacionais. Nesta 18ª edição, o foco da atração esteve voltado aos principais avanços do mercado offsite da Espanha. O Minascon vai até quinta-feira (25), com extensa programação (veja aqui).

A construção offsite é um processo no qual uma parte ou a totalidade de um imóvel é construída de forma modular, fora do canteiro de obras, permitindo agilidade e economia na produção. A tendência, que já é realidade em diversas localidades, incluindo alguns casos no Brasil, foi apresentada por palestrantes, incluindo especialistas espanhóis.

A diretora de projetos internacionais da Offsite Hub Brasil (OHB), Daniela Nunes, abriu a série diretamente do país europeu. Ela lembrou que, na última edição do Minascon, a grade estava voltada para a madeira e, desta vez, o assunto são os grandes projetos que estão em andamento na Europa, combinados com a realidade brasileira.

"Já não existem distâncias, fronteiras. Esse painel tem gente em diferentes lugares do mundo. O foco é a industrialização da construção no mundo", disse. Para que esse processo ocorra, os especialistas lembraram a importância da digitalização do setor, por meio do Building Information Modeling (BIM), metodologia que oferece diversos benefícios para a construção civil, incluindo ganho em produtividade e economia.

Ignasi Pérez Arnal, CEO da BIM Academy, por exemplo, lembrou que a Construção 4.0 será possível com a implantação do método. Segundo ele, a estimativa é que existam 200 milhões de pessoas sem casa própria no mundo. A industrialização da construção é tarefa necessária para se garantir que os países cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de 17 medidas para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.

"Isso é muito importante porque, em algumas das metas, o nosso setor está diretamente envolvido. E não conseguiremos alcançá-los se não reduzirmos o número de resíduos dentro do nosso setor, se não fizermos o aproveitamento de materiais, e se não conseguirmos uma mudança de paradigma, que significa passar de um ciclo linear a um ciclo circular, na qual o material é tão importante que devemos reaproveitá-lo, recuperá-lo, reutilizá-lo", afirmou Arnal.

O especialista também apontou um exemplo de uso do BIM como possibilitador de progresso. Trata-se da construção de cinco hospitais, com investimento de R$ 50 milhões de euros, na Catalúnia, na Espunha, durante a pandemia de Covid-19. Conforme Ignasi, os imóveis foram entregues em 20 semanas, "cumprindo o período de tempo e o orçamento econômico", disse.

"Isso é muito interessante porque nos fez produzir. A digitalização da construção ajudará na industrialização da construção. O BIM é igual à eficiência. Talvez a única forma de cumprir os ODS, prazos e orçamentos (é com o BIM). Vocês decidem quando implementar o BIM como única forma de digitalizar esse setor. Eu não esperaria muito mais tempo", finalizou.

Futuro

Para o presidente da Offsite Construction Hub (OCH) da Espanha, Luis Fernández, a construção tradicional passará por fortes mudanças nos próximos 10 anos, e os construtores precisarão fazer empreendimentos pelo Net Zero Carbon New Buildings - algo como novos prédios com emissão zerada de carbono.

"Esses novos edifícios, baseados em uma concepção de eficiência energética de cumprimento obrigatório, deverá causar uma grande transformação, com novos negócios, com negócios que desaparecem, e com outros negócios que são modificados", declarou Luis. Por isso, segundo ele, é necessário formar a mão-de-obra para implementar as mudanças. Ele completou que o BIM é a linguagem comum da digitalização da construção.

A engenheira civil e BIM Manager Rayssa Rocha de Pinho Pessôa também apresentou a experiência dela na Arena Virtual. A profissional apresentou alguns projetos desenvolvidos por ela em empresas, incluindo o uso de BIM no departamento de energia nuclear. E ela deu uma dica aos colegas. "Desde que eu cheguei em Barcelona, eu sempre participei de todos os congressos que eu pude. Isso é muito interessante porque te permite conhecer profissionais, fazer contatos, e estar sempre por dentro das novidades do mercado", pontuou.

BIM no Brasil

Por fim, a CEO da Offsite Hub Brasil (OHB), Carla Macedo, explicou que trabalha com BIM desde 2008 e que, na atualidade, a metodologia já é realidade, inclusive no Brasil. Para tanto, ela apresentou o projeto de construção de um prédio corporativo de oito pavimentos, na região de Tubarão, em Santa Catarina. Macedo enfatizou que foram apenas 100 para que o imóvel fosse inaugurado, sendo 20 deles necessários à acoplagem dele ao local.

"Por suas dimensões e prazos, esse edifício offsite está sendo considerado um marco na construção civil brasileira, como o maior edifício de construção offsite volumétrica da América Latina", disse Carla. Em seguida, os participantes da Arena iniciaram um debate ainda sobre o BIM e as construções offsite.

Minascon

A 18ª edição do Minascon, maior evento da cadeia produtiva da construção mineira, teve início na noite desta segunda-feira (22), em Belo Horizonte. O Minascon é realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e pelo Sebrae Minas. Até quinta-feira (25), uma extensa e diversificada programação on-line (veja aqui) oferecerá conteúdos técnicos, seminários e congressos segmentados aos participantes.

Além disso, serão realizados dois concursos: “A Ponte” e “Mãos à Obra”. O foco do evento está na apresentação da inovação como chave para que as empresas da cadeia produtiva do setor possam ganhar em produtividade e serem, cada vez mais, sustentáveis.

Minascon 2021
Até 25/11
Informações: https://minascon.com.br/

Últimas notícias

  1. Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

    Leia

  2. Taxa de Incêndio em Minas Gerais é declarada inconstitucional

    Leia

  3. Minascon: economia circular e arquitetura por Marcelo Rosenbaum

    Leia

  4. Embaixador do Chile no Brasil visita a FIEMG

    Leia

  5. FIEMG Zona da Mata promove treinamento sobre SPED Fiscal

    Leia

  6. Especialistas em recursos hídricos visitam laboratórios do CIT SENAI

    Leia

  7. Simpósio de Recursos Hídricos chega ao fim com Carta de Belo Horizonte

    Leia

  8. Atleta que iniciou sua história de atletismo nos Jogos SESI JF conquista título em competição nacional

    Leia