Notícia

Minascon: Tecnovidro apresenta documento que simplifica uso do material

Associações vidreiras desenvolveram Prática Recomendada (PR) 1010 para aplicação do vidro

"Traduzir", em linguagem clara e objetiva, mais de 500 páginas de Norma Técnica (NT) em cerca de 16 folhas com ilustrações. Com essa proposta, a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) e a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) desenvolveram a Prática Recomendada (PR) 1010, um documento gratuito que vai ajudar os construtores de todo o país. O assunto foi discutido durante o 12º Tecnovidro, que ocorreu no Minascon, na semana passada.

"A PR 1010 não é substitui a NT. Ela é um novo modelo de documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que orienta, mas não se sobrepõe à norma", explicou a coordenadora técnica da Abravidro, Vera Andrade. O coordenador da Abividro, Maurício Fernandes, completou. "Nosso objetivo é divulgar conteúdo de qualidade, transformando uma informação super detalhada em linguagem mais acessível ao público não-especialista", disse ele.

De acordo com Fernandes, o desenvolvimento da PR 1010 demorou um ano, e se configura como a primeira Prática Recomendada da construção civil. Segundo Vera, o documento ajudará a construtores e clientes a descobrir qual o vidro correto para uso. "Qual é o vidro para a sacada? Tem na NT. Porém, se olhar na PR, vai ver o desenho, e vai ter o tipo de vidro", explicou Vera.

A conversa foi conduzida pela executiva Alessandra Rodrigues, representante do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de Minas Gerais (Sinvidro-MG), e da Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid-MG), e também contou com a coordenadora e professora de Engenharia Civil do Centro Universitário Newton Paiva, Tereza Magalhães.

A acadêmica aproveitou para questionar aos presentes se a PR 1010 poderia ser usada como referência na elaboração de laudos de engenheiros ou até do Corpo de Bombeiros. Maurício explicou que isso não é possível. Ele reforçou que a PR é uma orientação, que dá parâmetros básicos. "Numa sacada, vai te dizer que tem que usar um vidro laminado, até altura de 1,10m no guarda-corpo, mas ela não vai detalhar qual é a espessura do vidro, porque isso depende de outras dimensões, de onde está exposta a sacada, etc", afirmou.

Por fim, Maurício recomendou às pessoas que façam o download do documento, mesmo que por curiosidade. "O vidro é muito diferente. Existem diversas variações. Tem vidro que reduz o consumo de ar-condicionado, vidro para colisão de passarinho. O futuro do vidro está mudando a cada dia", relatou.

Minascon

O Tecnovidro foi realizado na quarta-feira (24/11), durante o Minascon, maior evento da cadeia produtiva da construção mineira. O Minascon ocorreu entre segunda-feira (22/11) e quinta-feira (25/11). Foram dezenas de atividades, entre conteúdos técnicos, seminários e congressos, em programação 100% gratuita e on-line. O evento é realizado pela FIEMG e pelo Sebrae Minas, e oferece apoio para que as empresas sejam cada vez mais inovadoras, produtivas e sustentáveis.

Últimas notícias

  1. Presidente do STF defende segurança jurídica em evento da FIEMG

    Leia

  2. FIEMG Jovem se reúne em local totalmente inusitado

    Leia

  3. Programa de Desenvolvimento de Conselheiros conclui a capacitação de nova turma

    Leia

  4. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  5. FIEMG debate custo da energia, tributos e regulação do setor

    Leia

  6. O futuro do trabalho em debate

    Leia

  7. Congresso de Direito Empresarial tem “aula” de ex-ministro da Fazenda

    Leia

  8. Canadá e Minas Gerais: mais oportunidades de negócios

    Leia