Notícia

Mobilização empresarial garante vitória para população de Belo Horizonte

Entidades empresariais lideram movimento que luta contra criação de mais impostos para construir na capital mineira

O Projeto de Lei - 1.749/2015 referente ao novo Plano Diretor de Belo Horizonte que seria votado nesta quinta-feira, 11/10, durante plenária da Câmara Municipal, teve sua votação adiada devido à mobilização do setor produtivo da capital. A FIEMG e o SINDUSCON-MG, juntamente a outras 26 entidades, têm manifestado críticas em relação as propostas do Plano.

As entidades lançaram, em julho deste ano, o movimento “Mais Imposto Não, BH”, com objetivo de chamar a atenção para necessidade de mais diálogo a respeito do novo Plano.  De acordo com um estudo técnico contratado, “se aprovada pelos vereadores de Belo Horizonte, a medida vai gerar aumento final médio de 30% a quem deseja comprar um imóvel”.

O vice-presidente da FIEMG e presidente da Câmara da Indústria da Construção, Teodomiro Diniz Camargos, enfatizou o trabalho feito junto aos empresários contra a proposta debatida nesta quinta-feira. “Hoje, estivemos aqui na Câmara para colocar a posição da indústria, do comércio, do serviço e do desenvolvimento de Belo Horizonte. Estivemos acompanhados de uma massa de empresários e de trabalhadores para inviabilizar essa aprovação desse plano que será péssimo para Belo Horizonte”, enfatizou. O líder empresarial ainda pontuou a necessidades de mais discussões sobre o Plano Diretor junto à sociedade. “Sem discussão ou ajuste desse plano, nossa posição é contrária a essa proposta até que se faça um debate adequado”, comentou.

Camargos ainda alertou que a criação de uma nova modalidade de imposto é danosa para a economia da cidade. “Na prática, a outorga onerosa do direito de construir vem em uma hora equivocada, uma vez que a economia ainda se recupera dos efeitos da última crise. Além disso, impacta fortemente o custo da moradia na capital e atinge justamente a população que mais precisa de moradia expulsando-a para regiões cada vez mais distantes ,” enfatiza.

Veja também o vídeo explicativo da campanha

Últimas notícias

  1. SINDIJOIAS realiza o curso Aperfeiçoamento Profissional Soldagem em Bijuterias

    Leia

  2. Áreas e produtos do Sistema FIEMG são temas de encontro

    Leia

  3. Grupo Dimep e Modulus One apresentam soluções de gestão

    Leia

  4. Conselho de Infraestrutura propõe projetos para alavancar economia mineira

    Leia

  5. Indústria mineira vê como positiva proposta de “Nova Previdência”

    Leia

  6. Inscrições para o SESI Música são prorrogadas

    Leia

  7. IEL promove capacitação para conselheiros

    Leia

  8. Confiança do empresário marca 63,5 pontos em fevereiro

    Leia