Notícia

Moda mais sustentável

Prolongação da vida útil do produto foi tema de palestra no Minas Trend

O Sistema FIEMG, em parceria com o SINDIBOLSAS MG, SINDICALÇADOS MG, SINDIJOIAS MG e SINDIVEST MG, realizou nesta terça-feira, dia 30/10, a palestra “Economia Circular na Moda”, durante o Minas Trend, no Expominas.

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, Manoel Bernardes, que destacou que a adoção da economia circular na moda é uma mudança cultural e que demanda tempo, mas as ações já devem ser discutidas. “Nosso futuro depende de iniciativas que serão tomadas hoje. Temos que nos posicionar como cidadãos, mais do que como empresários”, ressaltou.

Bernardes assegurou que as indústrias da cadeia da moda podem obter resultados econômicos positivos, se trilharem o caminho ético entre a economia, sustentabilidade e meio ambiente.

Wagner Costa, gerente de Meio Ambiente da FIEMG, foi o mediador das palestras, e explicou que resíduo zero no processo de produção é o conceito da economia circular. “Especificamente na moda é muito interessante porque trabalha com tecidos, que atualmente, existe uma dificuldade muito grande em reciclar. É essencial que a moda absorva a questão do design, que ele não seja só para a roupa ser confortável, durável e tenha uma estética bonita. O design que se pretende é que a roupa possa ser reutilizada reciclada pós-uso”, afirma Costa.  

Na ocasião foram apresentadas quatro palestras. Jonas Lessa, da Retalhar Soluções e Gestão e Resíduos Têxteis (SP), realiza a logística reversa de uniformes profissionais. Loyola Neto, da Loygus for Export (BA), produz camisetas promocionais, abadás, e com os retalhos faz sacolinhas, ecobgas, entre outros produtos. Áurea Lúcia, estilista da Áurea Lúcia  Slow and Circular Fashion (MG), usa tingimento com corantes naturais, como hibisco, feijão preto e casca de cebola nas roupas e faz impressão botânica. Gabriela Marcondes, da Gestão e Resíduos Têxteis (MG), apresentou a Ecomaterioteca: Inovação em sustentabilidade, que busca soluções para os resíduos têxteis com mais de 300 amostras de tecidos e fios catalogadas e classificadas no acervo.

Galeria

Últimas notícias

  1. Jovem empresário mineiro é um dos mais promissores do Brasil, segundo a revista Forbes

    Leia

  2. APEX e FIEMG promovem capacitação para prospecção de mercados

    Leia

  3. Possibilidades tecnológicas para o futuro

    Leia

  4. Fim de escala do porto Sepetiba é tema de encontro na FIEMG

    Leia

  5. Troca de experiências entre federações

    Leia

  6. SESI abre inscrições para oficina Reciclando Carnavais

    Leia

  7. CIT SENAI FIEMG recebe comitiva de Mato Grosso

    Leia

  8. Verão 2019 de muita agitação e movimento no Clube do SESI em Juiz de Fora

    Leia