Notícia

Gestão da Inovação na TSEA Energia é tema de palestra no CIEMG

Café Empresarial do mês de maio teve como convidado José Roberto Reynaldo, diretor presidente da TSEA Energia

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

José Roberto Reynaldo, diretor presidente e membro do Conselho de Administração da TSEA Energia, foi o convidado deste mês do Café Empresarial.  O evento foi realizado no dia 12/05, na sede do CIEMG, em Contagem, e contou com a participação de 125 pessoas. Na oportunidade, o gestor contou um pouco sobre a trajetória da empresa, que foi criada em 1968. “TSEA Energia é o novo nome da Toshiba South America”, esclareceu.

O especialista, que tem 35 anos de experiência nos setores de GTD e energias renováveis, compartilhou com os participantes o processo de gestão de Inovação e implantação dos conceitos da Indústria 4.0 pelo qual a TSEA Energia passou.  Reynaldo conceituou a  Indústria 4.0 e esclareceu que o termo surgiu na Alemanha, em 2011.  “Era um projeto de estratégias elaborado pelo governo alemão com foco em soluções tecnológicas”, afirmou.

52068483158_68d569c32b_c.jpg


A base da  Indústria 4.0 é a utilização de algumas tecnologias, como a inteligência artificial, a computação em nuvem, o big data, a cyber segurança e a internet das coisas, dentre outras. “É um conceito que possui várias camadas e que, além da faceta tecnológica, trabalha com gestão de dados e integração dos processos, com intuito de se produzir mais e melhor. Engloba todas as áreas de conhecimento em um modelo virtuoso”.

Segundo Reynaldo, para que o modelo Indústria 4.0 seja implantado é necessário ter uma estratégia de inovação que perpassa por figuras-chaves dentro da organização, como as lideranças. “É fundamental capacitar e mobilizar as pessoas em uma curva de aprendizagem adequada. O processo de implementação da Indústria 4.0 não tem fim. É contínuo e precisa ser retroalimentado frequentemente”, disse.

O representante da  TSEA Energia ainda ressaltou a importância de envolver todos os níveis hierárquicos, com suas vivências e experiências,  para que a gestão da inovação aconteça. “Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou”, finalizou o palestrante, citando uma frase do cientista Albert Einstein.

52068470896_3c78296859_c.jpg

Café Empresarial - O evento é uma realização do CIEMG e tem o objetivo de proporcionar aos participantes o acesso a informações e experiências de gestores, profissionais e empreendedores. Segundo Fábio Sacioto, presidente da entidade, estão sendo disponibilizadas várias notícias de recursos disponíveis para investimento em tecnologia e digitalização. Entretanto, para que esses aportes sejam acessados, é necessário  um controle operacional e acompanhamento rigoroso. “E o Café Empresarial é uma excelente ferramenta de troca de ideias e aprendizado sobre esses temas”, afirmou.

“Nosso objetivo é gerar boas oportunidades de conexões que façam a diferença no negócio de vocês. É um prazer ver esse auditório cheio”, celebrou Maria Helena Martins de Sá, superintendente do CIEMG, endossando as palavras de Sacioto.

AgendaErnani Luiz Barbosa, diretor geral da Marelli-AL na América do Sul, é o próximo convidado do Café Empresarial. “O Papel da Liderança no Mundo em Constante Transformação” será o tema do evento, que será realizado no dia 28 de julho, às 8h30. As inscrições estão abertas e o investimento é de R$75, para associados dos sindicatos, e R$115, para os não associados. Para garantir a sua participação, clique aqui.

Denise Lucas
Imprensa

Últimas notícias

  1. Presidente do STF defende segurança jurídica em evento da FIEMG

    Leia

  2. FIEMG Jovem se reúne em local totalmente inusitado

    Leia

  3. Programa de Desenvolvimento de Conselheiros conclui a capacitação de nova turma

    Leia

  4. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  5. FIEMG debate custo da energia, tributos e regulação do setor

    Leia

  6. O futuro do trabalho em debate

    Leia

  7. Congresso de Direito Empresarial tem “aula” de ex-ministro da Fazenda

    Leia

  8. Canadá e Minas Gerais: mais oportunidades de negócios

    Leia