Notícia

O desenvolvimento socioeconômico como alavanca para a preservação ambiental

Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI 2021) é lançado na FIEMG

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

“É uma falácia dizer que o meio ambiente, setor produtivo e sociedade não podem viver harmoniosamente. É a ausência de desenvolvimento que traz precariedade ambiental. O desenvolvimento socioeconômico é a alavanca da preservação ambiental e fazer isso de maneira harmônica é uma arte”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na abertura do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI 2021), realizada no dia 06/05, de forma on-line. “Atuar preventivamente é muito mais saudável para todos e o FAPI é uma prova disso”, ponderou o líder empresarial.  

O FAPI, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e com a FIEMG. Tem o objetivo de informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. Saiba mais NESTE LINK.

“A FIEMG tem sido uma grande parceira na área de fiscalização ambiental no estado e o FAPI é uma prova disso”, afirmou Marília Carvalho de Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais. “Quando a FIEMG assume conosco o programa de fiscalização em Minas Gerais, é uma garantia de que os industriais mineiros têm buscado regularizar as suas atividades. Apesar de algumas dificuldades que ainda temos no licenciamento, o governador Romeu Zema tem dado diretrizes claras quanto a racionalização do licenciamento e temos hoje uma atuação regularizada para o setor industrial. A fiscalização preventiva tem o papel de mudança de cultura, da construção da regularidade ambiental”, afirmou a secretária. 

Criado em 2017, o FAPI oferece aos empresários uma série de workshops, oficinas e treinamentos de orientação quanto à fiscalização ambiental. Em 2020, atendeu 663 indústrias, por meio de workshops orientativos. Ao todo, foram 19 mil acessos à plataforma do FAPI e o resultado foi a redução, em 80%, do número de infrações ambientais constatadas nas fiscalizações das atividades industriais pertencentes às ações preventivas.  Das 1.157 indústrias fiscalizadas no período, apenas 5,3% apresentaram irregularidades e houve também um aumento de 55% no número de solicitações de licenças ambientais para essas atividades durante a realização do FAPI 2020.

“É simples apenas fazer a notificação, sem que ela alcance o seu resultado. O FAPI é um exemplo de inciativa de sucesso, que é possível alcançar um bem maior, que é empreender com sustentabilidade.  Todos saem ganhando, a sociedade, as indústrias e o meio ambiente”, afirmou o coronel Rodrigo Sousa Rodriguescomandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais. 

Workshops - Os eventos serão realizados, de forma on-line, em todo o estado e a participação é gratuita. Os eventos têm a finalidade de informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. “O FAPI tem o objetivo de preparar as empresas para o processo de fiscalização. Esta etapa acontece após 90 dias do lançamento do programa e as empresas têm esse prazo para se prepararem e se adequarem”, afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG. “Nos eventos oferecidos, os empresários terão acesso  a informações e orientações para se adequarem à legislação ambiental”, ressalta. 

Confira abaixo, a agenda dos próximos eventos:  

Vale do Jequitinhonha
Data: 07/05
Horário: 9h30
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
 

Alto Paranaíba
Data: 11/05
Horário: 9h
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
 

Norte
Data: 12/05
Horário: 9h
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
 


Centro-Oeste
Data: 13/05
Horário: 9h
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
 

Sul
Data: 14/05
Horário: 14h
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
 

Pontal do Triângulo, Vale do Paranaíba e Vale do Rio Grande
Data: 18/05
Horário: 9h
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
 

Rio Doce e Vale do Aço (Leste)
Data: 18/05
Horário: 14h
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO
 

Zona da Mata
Data: 18/05
Horário: 9h
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
 

Últimas notícias

  1. Setor têxtil participa de projeto Setorial Lean Manufacturing

    Leia

  2. Inspeção veicular em pauta

    Leia

  3. FIEMG Jovem recebe Flávio Roscoe em conversa sobre rumos de Minas e do país

    Leia

  4. Sociedade, indústria e comunidade acadêmica conectadas

    Leia

  5. Tributos e Encargos do Setor Elétrico Brasileiro

    Leia

  6. Japão e Brasil: uma parceria histórica que ainda tem muito para crescer

    Leia

  7. Equipe do SESI/SENAI São Gonçalo do Sapucaí organizou torneio amistoso de robótica

    Leia

  8. Entenda como a indústria gera desenvolvimento e empregos e chega até à mesa dos mineiros

    Leia