Notícia

Parceria firmada, população mais segura

Cemig celebra parceria com Fiemg para levar informações sobre acidentes na rede elétrica para a população

“Estamos em um momento em que muitas coisas estão para acontecer, mas estamos ora engatinhando, ora patinando, mas o otimismo é forte”, afirmou Teodomiro Diniz, presidente da Câmara da Indústria da Construção na reunião realizada no dia 6/03, na sede da Fiemg.

O empresário pontuou que o país nunca esteve em um alinhamento tão positivo para alavancar a economia nacional. Como exemplo, Diniz destacou o projeto das Forças Armadas para o setor de segurança brasileiro. “Para executá-los eles precisam de fornecedores, inclusive, no setor da indústria da construção”, afirmou. O empresário ressaltou que foi aprovado um investimento de R$4 bilhões para a indústria da Defesa. “É uma janela de oportunidade que precisamos aproveitar”, disse citando o Centro de Inovação e Tecnologia (Cit Senai Fiemg), que é parceiro das Forças Armadas para a troca de tecnologia.

A reunião Câmara foi a primeira do ano e teve em sua pauta diversos temas e, entre eles, a parceria entre Fiemg e Cemig. “Nosso intuito é prevenir acidentes com pessoas que, inadvertidamente, encostam nas redes”, afirmou João José Magalhães, gerente de Segurança no Trabalho da Cemig. Segundo ele, a maior parte dos acidentes é provocada por trabalhadores em obras informais, corte de árvores, furto de cabos, instalação e manutenção de cabos de TV. Segundo pesquisa realizada pela concessionária de energia, 8.500 pessoas se acidentaram de 2008 a 2018, sendo que 2.892 morreram. “Minas Gerais é o segundo estado no ranking, com mais de mil acidentes. Esse número é puxado, principalmente, por obras informais”, pontuou ressaltando que as informações precisam chegar à parcela da população que geralmente se acidenta.

O gerente explicou que a Cemig irá produzir o material e as empresas parcerias irão ajudar a distribuir em seus eventos e unidades. “Nosso público será crianças, jovens, profissionais da construção civil, moradores de áreas irregulares e poder público, dentre outros”, contou. “Além da distribuição de material informativo, vamos realizar palestras em escolas, canteiros de obras e outras ações”, disse Magalhães.

Outro assunto discutido foram as alternativas de financiamento para o setor da Construção Civil. “Às vezes, a necessidade de crédito não está relacionada diretamente à aquisição de dinheiro e sim à da gestão. Vamos fazer, junto as empresa, um trabalho de assessoria com temas como fluxo de caixa e gestão financeira, dentre outros”, afirmou Agnaldo de Lima Assunção, coordenador de Finanças Empresariais da Fiemg.

Segundo o coordenador, a área identifica a linha de financiamento e direciona as empresas de acordo com a sua necessidade, acompanhamos a proposta, junto ao agente financeiro, do início até o fim. “São 12 pontos de atendimentos, em todas as regionais Fiemg”, disse.

Daniela Britto, gerente de Economia e Finanças Empresariais, debateu a importância de se modernizando os sistemas de cartório. “Isso irá impactar, de maneira positiva, todos os setores e, entre eles, o de Construção”, disse. Danilo Batista, presidente do grupo de trabalho de Mercado e Relações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU MG) apresentou as principais atividades do colegiado em 2019 e perspectivas para 2020.

Também fizeram parte da pauta os temas Incentivo fiscal para o uso de rejeito de mineração na construção Civil, conduzido por Romero Camargos, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg-MG), e a apresentação de dados econômicos relacionados ao setor, por Ieda Vasconcelos, economista do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).

Últimas notícias

  1. Setor produtivo celebra decisão do STF

    Leia

  2. Escolas de Esportes SESI retomam suas atividades

    Leia

  3. Repercussões do Enquadramento da Covid-19 como Doença Ocupacional é tema de debate

    Leia

  4. Sinquifar realiza doação de capacetes para instituição de saúde de Juiz de Fora

    Leia

  5. Mais solidariedade no combate a Covid-19

    Leia

  6. Equipe de São João del-Rei vence Torneio SESI de Robótica FFL

    Leia

  7. Conselho FIEMG Jovem discute os tratamentos tributários setoriais de MG

    Leia

  8. Apex apresenta oportunidades no setor de energia, petróleo e gás

    Leia