Notícia

Participação em feiras é fundamental para abrir mercados

FIEMG capacita empresas para o Minas Trend

"Assim como as pessoas precisam abrir suas mentes para o mundo ao seu redor, as empresas também precisam pensar em expandir mercados, e não ficar centralizadas em um único modus operandi”. A afirmação é da consultora Marcia Croce, que no dia 28/03 ministrou para representantes de empresas do segmento de acessórios e joalheria o curso “Aumento do desempenho comercial de empresas do setor de Joias e Bijuterias”.

A capacitação é uma realização do programa FIEMG Competitiva em parceria com o Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias do Estado de Minas Gerais - SINDIJOIAS. “O setor de joias e bijuterias possui grande relevância na economia de Minas Gerais, produzindo peças que são comercializadas em âmbito nacional. A finalidade da capacitação é levar para os empresários conceitos e práticas atuais que potencializem o desempenho comercial das empresas participantes no Minas Trend e em demais feiras de negócios”, explica Raquel Lopes de Souza, coordenadora na Gerência de Projetos para a Indústria. O Minas Trend, maior evento de negócios de moda do Brasil, realizado pela FIEMG, acontece de 9 a 12 de abril no Expominas, em Belo Horizonte, e foi o foco da capacitação. 

O curso contemplou parte teórica com exercícios práticos, abordando temas que foram desde uma análise do motivo e importância de ser participar de uma feira, passando pela preparação do produto, material necessário, treinamento da equipe comercial, previsão de estoques, estratégias de marketing, até o momento após a feira, com a entrega dos pedidos e fidelização do cliente, já que o contato com os compradores não deve se encerrar quando o evento acaba.

“A ideia é fazer com que eles entendam que a feira é o meio do caminho. Que o processo começa antes, de preparar a parte produtiva, manter a qualidade do que vai ser entregue, alinhamento com fornecedores. Se não tem um grande planejamento, a empresa não consegue absorver 100% do que a feira pode oferecer.”, afirma Márcia, que há mais de 25 anos trabalha com o segmento de joias e bijuterias.

A consultora reforça que uma feira não é só mais um canal de vendas. É o momento de a empresa trabalhar a imagem institucional, conhecer os concorrentes, abrir novos clientes e até mesmo entrar em novas áreas de atuação. Outro ponto focado pela palestrante é o de aproveitar toda a estrutura oferecida. “Um evento como o Minas Trend, por exemplo, traz formadores de opinião, compradores internacionais, imprensa. Então a empresa tem que aproveitar esse momento para poder repercutir o diferencial da sua marca”, analisa.


Para a empresária Lázara Ferreira, proprietária da marca que leva seu nome, participar do Minas Trend é de extrema importância. “Além de ser uma feira reconhecida internacionalmente, é o único evento que contempla em um mesmo espaço conceito e business. Estar presente no Minas Trend é uma forma de dizer ‘estou no mercado’”, conta. Sobre a capacitação, Lázara diz ser fundamental. “A cada dia descobrimos que sempre temos algo a melhorar, descobrir novos caminhos para percorrer, aprender um pouco mais pra permanecer vivo, como pessoa e empresa”, conclui.


Expectativa e ansiedade são palavras que definem os sentimentos de Bárbara Teles, proprietária da Copella, que estará pela primeira vez no salão de negócios do Minas Trend. “É tudo muito novo pra gente, nunca participamos de uma feira voltada para o atacado. A expectativa em relação a tudo, ao estande, em conhecer novos clientes, e até conhecer a aceitação de nosso produto no mercado”, diz.

FIEMG COMPETITVA


O FIEMG Competitiva foi desenvolvido para aumentar a produtividade e competitividade das Indústrias mineiras, por meio de projetos coletivos, em parceria com os sindicatos empresariais filiados à FIEMG. Possui benefícios tanto para os sindicatos quanto para as indústrias, com subsídio financeiro no custo de ações e programas.

Últimas notícias

  1. Rumo ao associativismo do futuro

    Leia

  2. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  3. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  4. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  5. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/11

    Leia

  6. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  7. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia

  8. Paula Aguiar Barboza ministra palestra para empresários mineiros

    Leia