Notícia

Planejamento e Controle da Manutenção é tema de treinamento da FIEMG Zona da Mata

Curso apresentou, revisou e discutiu aspectos importantes da Manutenção Produtiva Total

Tiveram início esta semana os treinamentos presenciais da FIEMG Regional Zona da Mata em 2022. Seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, aconteceu, nos dias 17 e 18 de janeiro, o curso “PCM – Planejamento e Controle da Manutenção”. O treinamento apresentou, revisou e discutiu aspectos importantes da Manutenção Produtiva Total, para que os participantes pudessem aprender como atuar de forma estratégica em suas empresas.

A apresentação do curso, que teve carga horária de 12 horas, foi do instrutor Geraldo Luis Barbosa, MBA em Engenharia de Produção e Energias Alternativas, pós-graduado em Engenharia Elétrica, com vasta experiência em consultoria e instrutoria em projetos e operações industriais. A ação reuniu gestores de produção, gerentes, supervisores, engenheiros de produção, empresários e demais interessados no tema.

Entre os principais tópicos abordados na programação, foram destaque: História da manutenção; O que é PCM e seu papel; Organização do setor de manutenção; Atividades e atribuições do PCM; Indicadores do PCM; Etapas da qualidade total; OEE; TPM – Pilares e questões chave; Redução de quebras e perdas; Metodologias de planejamento e sistemas de gestão; Cadastro de equipamentos e sua importância; Programação e suas formas; Inspeção planejada; Preventiva x preditiva; Lubrificação e seus tipos; Limpeza; Apertos; e Indicadores de manutenção: MKBF, MTBF e MTTR.

De acordo com o instrutor Geraldo Barbosa, o curso foi muito proveitoso, com participantes que já tinham experiência no assunto, e serviu para tirar dúvidas do dia da dia, da prática dentro das empresas, trazendo uma perspectiva das oportunidades e do futuro do planejamento da manutenção, incluindo as novas ferramentas que estão entrando na área com o advento da Internet das Coisas.

“Foi muito bom também porque abriu espaço para a formação de uma nova turma, mais focada em gestão da confiabilidade de ativos, que será um curso complementar a este que realizamos, no qual teremos a oportunidade de discutir as ferramentas de aumento da confiabilidade na manutenção. Fiquei muito feliz com o treinamento e é sempre uma grande satisfação participar dos eventos da FIEMG”, destacou Geraldo.

E a programação de cursos da FIEMG Regional ZM segue intensa. Nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, o tema apresentado será “eSocial voltado para Segurança e Saúde no Trabalho - SST”.Segundo o analista em Relações Empresariais da entidade, Gilmar Peixoto, a ação tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão ampla da necessidade e obrigatoriedade das empresas implementarem os programas de SST, evitando multas e ações judiciais. O horário é de 8h30 às 17h30 e as inscrições ainda podem ser feitas no site da FIEMG Regional ZM.

Outros treinamentos presenciais com inscrições já abertas são: Marco Regulatório Trabalhista Infralegal (11 de fevereiro); Primeira Liderança (15 de fevereiro) e Estratégias de Vendas (21 e 22 de fevereiro).

Não perca essas oportunidades de se capacitar! Clique aqui e inscreva-se!

a176223b-3f0b-4bf7-b578-d6db1fc7823a.jpeg

Últimas notícias

  1. Presidente do STF defende segurança jurídica em evento da FIEMG

    Leia

  2. FIEMG Jovem se reúne em local totalmente inusitado

    Leia

  3. Programa de Desenvolvimento de Conselheiros conclui a capacitação de nova turma

    Leia

  4. CIEMG promove encontros para tratar de inovação em Contagem

    Leia

  5. FIEMG debate custo da energia, tributos e regulação do setor

    Leia

  6. O futuro do trabalho em debate

    Leia

  7. Congresso de Direito Empresarial tem “aula” de ex-ministro da Fazenda

    Leia

  8. Canadá e Minas Gerais: mais oportunidades de negócios

    Leia