Notícia

Poder público e iniciativa privada se unem em prol da integridade

FIEMG reuniu empresários e especialistas e lançou guia para auxiliar empresas

Para o Sistema FIEMG, a corrupção é um problema que deve ser prevenido e combatido por todos os setores, por isso, a Federação promoveu, dia 2/12, o Seminário Setores Público e Privado Juntos pela Integridade. O evento foi realizado com apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e do Município de Belo Horizonte (CTGM). Na oportunidade, foi realizada assinatura de termos de cooperação técnica entre as entidades e ainda foi lançado o Guia de Integridade para Instituições Privadas.

De acordo com o presidente do Sistema FIEMG, Flávio Roscoe, a sociedade vem clamando por relações mais éticas e íntegras e é preciso dar uma resposta a este anseio. “É um compromisso que a FIEMG assume junto à sociedade e propaga para que o empresariado seja protagonista na transformação ética que sonhamos para o Brasil. Tendo como missão promover a indústria mineira, em sintonia com os interesses da sociedade, a FIEMG atua fortemente na promoção da cultura da integridade e de relações mais éticas. Ao fazer isso, estamos convictos de trabalharmos pela retomada do crescimento do país, atraindo mais e melhores investimentos, gerando negócios e oportunidades”, enalteceu o líder empresarial.

A união de esforços entre poder público e setor privado em favor de um país mais íntegro foi destacada pelo controlador-Geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz.  “A ideia de cisão entre público e privado tem que ser deixada pra trás, pois o Brasil tem que ser ressignificado. Hoje o poder público precisa da iniciativa privada e acho que essa parceria pode efetivamente avançar”. Ferraz destacou ainda que desenvolver um programa de integridade é um investimento que vale a pena. “Não podemos compreender a integridade como um custo. É um caminho sem volta para uma desburocratização da ética”, explicou.

O superintendente da Controladoria-Geral da União Seção Minas Gerais, Breno Barbosa Cerqueira Alves, apresentou iniciativas em favor da integridade que estão sendo conduzidas pela CGU. “Temos o Pró-Ética, que é um selo em que as empresas se inscrevem e nós avaliamos o programa de integridade. Isso é importante e traz segurança jurídica, pois atuamos com a prevenção ao estabelecer parâmetros para o que é aceitável. Não é possível trabalhar integridade no setor público, sem que o setor empresarial entenda e abrace a ideia”, contou Alves.

O controlador-Geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, valorizou o lançamento do Guia produzido de maneira colaborativa entre a CGE, CTGM e a FIEMG. “Foi um trabalho feito a diversas mãos. É o primeiro grande produto da nossa parceria, mas é só o começo de grandes resultados que vamos alcançar. Hoje temos com o guia algo concreto, de leitura fácil e simples para quem quer entender a importância da temática”, enfatizou Miranda.

Programas de integridade na pauta

Para apresentar os desafios na estruturação do programa de integridade da Petrobras, o ouvidor Geral, Mário Vinicius Spinelli, fez um paralelo que pode ser útil para empresas públicas e privadas.

“Para desenhar um sistema que combate à fraude é preciso atuar em três componentes: na questão individual, cultural e institucional. Um sistema de integridade apresenta um conjunto de estruturas, mecanismos e ações que tem o objetivo de fazer com que a atuação da organização, inclusive nas relações com seus públicos de interesse, fundamente-se na ética, probidade e transparência. Na Petrobras, houve uma reestruturação organizacional, um aprimoramento da governança e da política de compliance”, explicou o ouvidor Geral.  

Já Francisco Gaetani, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, falou sobre a integridade, inovação e desenvolvimento. “Há uma percepção de que o maior problema do país é a corrupção e que esta é a causa de todas as crises. Ao focar no controle, o país perde de perspectiva os temas de capacidades para o crescimento”.

Galeria

Últimas notícias

  1. Foco na gestão para superar a crise

    Leia

  2. FIEMG, por meio do Projeto Inspirar, entrega ventiladores ao governo de Minas

    Leia

  3. Cursos Técnicos com 30% de desconto? É no SENAI-MG!

    Leia

  4. FIEMG promove "Venda Mais Virtual"com a STOR GLOBAL

    Leia

  5. FIEMG defende vetos pelo Congresso em medidas que tiram a competitividade do país

    Leia

  6. Testes rápidos de Covid-19 do SESI têm boa procura em Juiz de Fora

    Leia

  7. Feito em Minas

    Leia

  8. FIEMG Regional ZM e Intersind realizam doações para hospitais da região

    Leia