Notícia

Presidente do Sindivest-JF, Mariângela Marcon, é homenageada com o Título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal pelos serviços prestados à cidade

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF), Mariângela Miranda Marcon, foi homenageada nesta segunda-feira, dia 16 de maio, com o Título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora. O reconhecimento foi concedido no Plenário do Legislativo, pela Câmara Municipal, através de seu presidente Juraci Scheffer, juntamente com o vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal), autor da indicação.

Além de presidente do Sindivest-JF, Mariângela Marcon atua como líder da governança do APL “Farol da Mata Vestuário e Afins” e é também presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG. Ela ficou muito feliz e gratificada em ser escolhida para receber esta importante homenagem pelos serviços prestados à cidade durante sua trajetória profissional.

Sua proposta, enquanto presidente de Sindicato Patronal, foi dar visibilidade, e com ela reconhecimento, à importância do trabalho da indústria. “Somos a locomotiva do crescimento. Somos geradores de emprego e renda. Sem o fruto do trabalho da indústria não se consegue desenvolvimento. Em minha vida, procuro sempre adotar uma visão coletiva, de cunho social. Tenho muitas frentes de trabalho: empresária, líder industrial, mãe, avó, dona de casa e atuante em trabalhos voluntários. É isso que renova minhas energias. Agradeço pelo reconhecimento ao meu trabalho”, destaca.

O diretor da FIEMG Regional Zona da Mata, Aurélio Marangon Sobrinho, esteve presente no evento e reconhece a importância da atuação de Mariângela Marcon para a Zona da Mata e Minas Gerais. “Ela é uma pessoa realmente comprometida com a defesa dos interesses da indústria, alguém com quem temos orgulho de trabalhar em parceria. Mariângela Marcon merece essa homenagem e é com alegria que a FIEMG compartilha deste momento importante e reafirma o reconhecimento por sua atuação pelo desenvolvimento do setor do Vestuário, da indústria do estado e da sociedade como um todo”, afirma.

f4511df9-9f52-428b-8154-c70f202240d0.jpeg

 

A homenageada

Mariângela Miranda Marcon é formada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF -1980) e iniciou sua carreira profissional no serviço público, onde foi aprovada em 1981 no concurso de Fiscal de Tributos Estaduais. Em 1982, foi nomeada e assumiu como a primeira fiscal de rendas em Nanuque, no Vale do Mucuri. Um ano após, prestou serviço para Teófilo Otoni e posteriormente foi para Contagem. Exerceu o cargo de auditora do Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais de 1987 a 1990. Mudou-se para Juiz de Fora em 1990 e trabalhou na Delegacia Fiscal de Juiz de Fora, tendo prestado serviços na Procuradoria da Fazenda Estadual, sendo responsável por grandes projetos, como o de combate à sonegação fiscal.

Trabalhou coordenando o Núcleo de Acompanhamento Criminal da Zona da Mata, focando no combate aos crimes de sonegação, notas falsas e firmas fantasmas. Mariângela Marcon também foi responsável pela implantação do Arrolamento Administrativo de Bens e Direitos da estrutura da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais. Em 2015, se aposentou e iniciou suas atividades como advogada, trabalhando com Direito Penal Tributário e Direito Civil.

Em 2017 despertou para iniciativa privada, já que foi sócia cotista da empresa do setor do vestuário Lugg Indústria e Comércio durante toda a sua vida. Em 2018, foi convidada pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, a exercer o cargo de conselheira fiscal da FIEMG e IEL, no qual continua até os dias de hoje, além de ter sido a primeira mulher a ser nomeada como presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG. Em 2020, assumiu a presidência do Sindivest-JF, trazendo a proposta de criar um ambiente mais participativo, democrático, focado no associativismo e na união. Desta forma, tem trabalhado pela implantação de um Arranjo Produtivo Local (APL), o Farol da Mata Vestuário e Afins, unindo os setores do Vestuário, Meias e Têxtil.

Mariângela Marcon é casada com o empresário e engenheiro paulista Guilherme Marcon, com quem tem dois filhos, Luciana Miranda Marcon - ginecologista, obstetra e mastologista em Juiz de Fora, e Guilherme Miranda Marcon - cirurgião vascular em Brasília, e possui uma filha do coração, Ana Clarice. Também é avó de dois meninos, Henrique e Eduardo. Durante sua trajetória pública, também exerceu trabalhos sociais e voluntários, em especial para crianças hospitalizadas e idosos no Asilo Luiza de Marillac. Recebeu três homenagens da Prefeitura de Juiz de Fora: uma pelo trabalho efetivo de resgate do crédito tributário, Menção Honrosa pelo Dia Internacional da Mulher e Título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora. Recebeu também o prêmio “Mulheres que fazem a diferença em Juiz de Fora”, de iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e agora o Título de Cidadã Honorária pela Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Graciele Vianna
Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia

  2. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  3. Conselheiros do SESI/SENAI/IEL conhecem Centro 4.0

    Leia

  4. FIEMG vai realizar 2ª Capacitação Política

    Leia

  5. Câmara da Indústria de Alimentos da FIEMG debate parcerias e inovação

    Leia

  6. Conselho discute alterações em taxa municipal e Simples Nacional

    Leia

  7. Inatel e SENAI-MG lançam pós inédita em 5G aplicado à Indústria 4.0

    Leia

  8. Denise Fraga diz que peça em cartaz no SESIMINAS convoca à empatia

    Leia