Notícia

Presidentes de sindicatos empresariais se reúnem na FIEMG

Presidente Flávio Roscoe comentou mudanças importantes sobre temas como Bloco K e eSocial

Presidentes de sindicatos empresariais da indústria mineira se reuniram, nesta quinta-feira, 14/03, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. O presidente da Federação, Flávio Roscoe Nogueira, destacou que o encontro é um importante momento para alinhar informações e repassar as mudanças que estão acontecendo na entidade.

No encontro, o líder empresarial comentou sobre pleitos da indústria que tendem a ser acatados pelo governo, como a possibilidade de simplificação do Bloco K e do eSocial, além da intenção de redução de custo financeiro com multas provenientes dos dois projetos para as empresas.

O tema vem sendo tratado pela Federação há pelo menos um ano. Em junho de 2018, a entidade conseguiu a revogação da obrigatoriedade de apresentação do Registro 0210 do Bloco K, que impunha às empresas a exigência de apresentação, ao Fisco, de informações sobre o consumo de insumos utilizados nos seus processos produtivos.

À época, a decisão atendeu reivindicação da FIEMG em defesa da indústria mineira. Caso necessário, a FIEMG iria ajuizar ação, que já estava pronta, pleiteando a revogação da exigência do Registro 0210.

No entendimento do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, tanto o Bloco K quanto o E-social são instrumentos inaceitáveis e invasivos, na medida em que impactam a competitividade das empresas, a liberdade de empreender e até a preservação de segredos industriais.

O Bloco K teria um custo de implantação muito grande e, em muitos casos, exporia até mesmo segredos industriais das empresas. “O Bloco K e o E-social são instrumentos de controle absolutamente excessivos e desnecessários. Temos que nos mobilizar para eliminar essas iniciativas. Elas ferem a competitividade nacional, ferem a liberdade de empreender e ferem até mesmo a privacidade dos funcionários”, diz o presidente da FIEMG Flávio Roscoe.



SJJ_6707.JPG

Últimas notícias

  1. Decisão liminar suspende pagamento da Taxa de Incêndio em Minas Gerais

    Leia

  2. Índice de Confiança do Empresário Industrial marca a terceira queda mensal seguida

    Leia

  3. Espaço Usiminas de Arte recebe exposição do acervo do SESI MAO

    Leia

  4. Selecionadas as 50 Startups que serão aceleradas no FIEMG Lab 4.0

    Leia

  5. Empresários do Norte de Minas conheceram as ações do projeto FIEMG Competitiva

    Leia

  6. Workshop Compliance Ambiental

    Leia

  7. De malas prontas para a Turquia

    Leia

  8. Previdência: reforma ou falência?

    Leia