Notícia

Programa de Desenvolvimento de Conselheiros conclui a capacitação da 11ª turma

Mais de 300 profissionais se formaram nas 11 edições do projeto do IEL

Sem a intenção de cobrar se está certo ou errado, a apresentação do ‘Board Case’ do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros teve como objetivo entender se a última turma que se formou conseguiu absorver de maneira efetiva o conhecimento transmitido pelos professores.

Com dinâmica similar à apresentação de um trabalho de conclusão de curso, os grupos tiveram 15 minutos para fazer suas explanações sobre as análises realizadas em relação à atuação das mineradoras no rompimento das barragens de rejeitos de minério de ferro.

Sendo bem avaliados pelos professores, os grupos mostraram o resultado das análises feitas a partir de documentos aos quais tiveram acesso. Desde a clareza na exposição das ideias, passando pela identidade visual das apresentações, até suas conclusões, tudo foi apreciado.

Centro 4.0 do SENAI

Em visita ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI Minas Gerais, o integrante da Comissão de Finanças e Contabilidade do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Alexandre Scotti, contou quais foram as impressões sobre o espaço.

IMG-20220518-WA0035-1-.jpg

“A FIEMG desenvolveu um laboratório, um centro de inovação, que mostra, efetivamente na prática, como a indústria pode dar um salto em direção a todas as possibilidades que se apresentam diante das tecnologias atualmente presentes e, sem necessariamente ter que inventar, do zero, suas instalações ou parques fabris. Ao contrário do que muitos pensam, aplicar a tecnologia 4.0 nos parques industriais é possível e ela demonstra isso de uma maneira muito prática, muito evidente”, lembra Scotti.


Sobre o IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realiza o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, com o objetivo qualificar e capacitar empresários, executivos e conselheiros de administração para as boas práticas de Governança Corporativa. O programa é lecionado pelos maiores experts do mercado, com carga horária total efetiva de 70 horas on-line ao vivo (síncrona), com o envolvimento do mediador e dos estudantes. Entre as empresas que já participaram do curso estão Vale, Vallourec, Usiminas, ITA, Braskem, Prodemge, Stola do Brasil, Novo Nordisk, ArcellorMital e Delloite.

Como resultado, o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros entrega uma solução educacional completa aos participantes, permitindo que eles consigam atuar de forma estratégica e impactante nos conselhos, garantindo os melhores resultados para as empresas. Cada vez mais, o ambiente organizacional brasileiro vem percebendo a importância de ter um conselho forte e bem preparado.


O curso

O participante aprende, entre outras coisas, sobre aprimoramento da gestão prática e eficaz, assim como assertividade e agilidade na tomada de decisão; princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa; melhores práticas sobre o exercício pleno e eficaz de um Conselheiro; atribuições, responsabilidades e dia a dia de um Conselheiro; e capacidade de reconhecimento das oportunidades e os desafios organizacionais.

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros também traz a discussão de temas essenciais para a atividade, como Gestão de Riscos e Compliance; Governança Corporativa; Legislação Societária; Relações Institucionais e Governamentais; e Estratégia e Monitoramento de Desempenho, entre outros.

Guilherme Bernardes

Imprensa FIEMG

Últimas notícias

  1. FIEMG Jovem debate novos modelos de negócios

    Leia

  2. Parceria que fomenta o conhecimento e a cultura

    Leia

  3. Professor do SESI é finalista de concurso musical

    Leia

  4. Aeroporto Internacional de Belo Horizonte impulsiona indústria e economia

    Leia

  5. CIEMG: diretrizes de trabalho para nova gestão

    Leia

  6. Off-site como tendência das construções do futuro

    Leia

  7. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  8. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia