Notícia

Programa FIEMG Jovem recebe Mentoria em ESG

Consultoria é oferecida pelas gerências de Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Governança da FIEMG

Empresas mais atentas aos impactos ambientais e sociais no seu meio de atuação, gerando valor para a sociedade, mais resilientes em situações de crise e mais competitivas no mercado. Esse foi o objetivo da Mentoria de ESG (environmental, social and governance) no programa FIEMG Jovem, encerrada neste mês de novembro. 

Em janeiro deste ano, as gerências de Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Governança da FIEMG iniciaram um diagnóstico para entender o nível e maturidade das empresas interessadas para a sustentabilidade. “A partir desse diagnóstico, traçamos um plano de ação para melhorar esses aspectos em cada uma das que participariam do trabalho”, conta Lívia Mara de Moraes Rodrigues, analista de Projetos Sociais. 

Ao longo do primeiro semestre, revela, foram realizados encontros nos quais eram oferecidas palestras sobre temas vinculados a sustentabilidade. A mentoria, em si, foi iniciada em julho, com a oferta de conteúdo teórico, cases e exercícios práticos para que implementassem ações de ESG no seu dia a dia. 

Avaliações 

A ideia, detalha Lívia Rodrigues, era incentivar as empresas a realizarem avaliação de impactos ambientais, de risco de integridade, implantarem programa de integridade, avaliação de impactos sociais, política de diversidade e de inclusão. Além disso, foi recomendado a todas que criassem comitês de sustentabilidade. 

A analista de Projetos Sociais frisa que esse é o serviço oferecido pela FIEMG a outras empresas que quiserem mentoria, consultoria em ESG. Algo que, reforça, é uma exigência do mercado atual. 

“Foram nove encontros de profundo conhecimento e aprendizado proporcionados às indústrias. Esta parceria foi de extrema importância para que a Mapal do Brasil continue promovendo em seu plano estratégico a consciência de que o desenvolvimento socioeconômico e o lucro estejam sempre equilibrados. E que todos nós somos responsáveis pelo desenvolvimento ambiental”, ponderou um dos participantes, Marcelo Oliveira, HR Analyst da Mapal do Brasil.

Últimas notícias

  1. FIEMG e sindicatos apoiam trabalhadores e empresas de Sabará afetados por chuvas

    Leia

  2. TJMG recebe visita do presidente da FIEMG

    Leia

  3. Treinamento orienta sobre eSocial na FIEMG Regional Zona da Mata

    Leia

  4. Atividade industrial desacelera em dezembro, aponta pesquisa

    Leia

  5. Empresas da Grande BH reúnem-se com CEMIG para discutir atendimento no período chuvoso

    Leia

  6. FEMUR 2022 é aberta em Ubá e marca a retomada econômica do setor moveleiro

    Leia

  7. FIEMG abre busca da Vale de fornecedores para obras na Bacia do Paraopeba

    Leia

  8. Startups: ideias que transformam a sua vida

    Leia