Notícia

Projeto de celebração do cinema beneficia mais 1.200 alunos da rede pública

Ação foi desenvolvida pelo SESI-MG em parceria com a Embaixada dos EUA em Belo Horizonte

Fotos: Sebastião Jacinto Júnior

Mais de 1.200 estudantes de 14 a 18 anos de nove escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foram beneficiados com acesso gratuito à cultura em um projeto do SESI MG em pacerria com o Escritório da Embaixada dos Estados Unidos em Belo Horizonte. A ação foi desenvolvida em abril e maio, comemorando os 125 anos o cinema, o que não pode ser realizado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19.

O programa teve seis sessões de filmes comentados, selecionados por uma curadoria do SESI, com objetivo despertar a reflexão de temas como inclusão social, civismo, importância da educação, superação, esperança, empoderamento feminino e outros. As produções escolhidas foram "Um sonho possível" (2009) e "Estrelas além do tempo" (2016).

Após as exibições das peças, alunos e professores foram convidados a opinar sobre as produções, sempre com a mediação de um professor de cinema, que apresentou os fatos marcantes de cada filme para o bate-papo.

O transporte e lanche servidos para os alunos foram custeados pelo projeto. As sessões ocorreram nos Teatros SESIMINAS da capital e Contagem e na Casa Thomas Jefferson, parceira do projeto, em Uberlândia.

A abertura do projeto foi em 13 de abril para um público de 449 pessoas no Teatro SESIMINAS, que recebeu cineconcerto apresentado pela Orquestra SESIMINAS. Regidos pelo maestro Felipe Magalhães, os músicos executaram famosas trilhas sonoras do cinema americano, combinadas com a projeção das imagens de filmes. A apresentação proporcionou verdadeira viagem emocional pelos mais variados estilos e épocas.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

Leia também:

Apresentação relembra filmes históricos e trilhas sonoras em cineconcerto no Teatro SESIMINAS
Teatro SESIMINAS terá sessão de filme para alunos de rede pública

Últimas notícias

  1. FIEMG Jovem debate novos modelos de negócios

    Leia

  2. Parceria que fomenta o conhecimento e a cultura

    Leia

  3. Professor do SESI é finalista de concurso musical

    Leia

  4. Aeroporto Internacional de Belo Horizonte impulsiona indústria e economia

    Leia

  5. CIEMG: diretrizes de trabalho para nova gestão

    Leia

  6. Off-site como tendência das construções do futuro

    Leia

  7. Saúde em foco: tudo sobre diabetes pra você

    Leia

  8. Curso sobre prospecção de clientes marca a retomada das atividades do setor de Rochas Ornamentais em Uberaba

    Leia