Notícia

Projeto ‘Qualidade Total’ é realizado pelo SIAU através do FIEMG Competitiva na Regional Vale do Paranaíba

Iniciativa envolve palestras e visitas técnicas aos laboratórios do SENAI em Uberlândia

A gestão da qualidade é primordial para as empresas do setor da alimentação, pois a qualidade do produto entregue ao cliente é um diferencial relevante. Com isso, o SIAU (Sindicato das Indústrias de Alimentação de Uberlândia) organizou uma agenda que irá oportunizar as melhores práticas em gestão da qualidade. Esta iniciativa faz parte do planejamento de ações do Sindicato no âmbito do Programa FIEMG Competitiva.

Quatorze empresas participaram da primeira palestra realizada na última quarta feira, 31/08, com a temática ‘Qualidade Total’ no SENAI Fábio de Araújo Mota em Uberlândia, conhecido popularmente como SENAI Roosevelt. Os palestrantes e analistas de tecnologia do SENAI, Genis dos Santos e Cristiane Pereira, discorreram sobre situações e demandas tocantes a rotina dos empresários do setor alimentício.

“O evento contou com a presença de importantes representantes da indústria de alimentos e bebidas como Paratudo Bebidas, Uberlândia Refrescos, Junco, Bom Sabor, entre outras. Pudemos apresentar uma série de serviços que o SENAI oferece para as empresas, como serviços metrológicos, cursos de rotulagem nutricional para elaboração de rótulos em relação às exigências legais etc. Esperamos rever esta turma novamente para continuarmos tratando destes assuntos tão importantes para a produção segura de alimentos” disse Santos.

A ministrante Cristiane Pereira frisou que a BPF, boas práticas de fabricação, é um dos grandes norteadores que trazem credibilidade e qualidade para as empresas do ramo. “O encontro foi muito produtivo porque pudemos falar das implantações de conceitos de qualidade que as empresas têm que seguir para trabalhar com segurança nos alimentos. Focamos em BPF, boas práticas de fabricação que são as práticas para produção de alimentos de forma segura, nas quais são aplicadas desde a higiene pessoal como uso de uniformes passando por cada setor da empresa, como controle de pragas, da água e seleção de fornecedores, por exemplo.”

No decorrer das 3,5 horas de curso, Pereira também enfatizou a APPCC (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle) vem logo após a BPF nas normais legais do setor. Esta análise foca em possíveis contaminações físicas e biológicas que possam ter durante a fabricação, ou seja, na linha de produção de determinado produto. Com isso, após as análises serem realizadas é possível controlar os pontos detectados e assim, estar de acordo com as regras da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Agricultura.

Clébia da Silva, da empresa de bebidas Paratudo, elogiou a dinâmica da palestra. “Foi bem organizado, dentro do tempo e cronograma proposto. Conduzido de forma dinâmica e interessante. Assim, pudemos ver a desenvoltura da equipe de consultores do SENAI.”

O presidente do SIAU, Fausto Gabriel, sinalizou a importância deste tipo de atividade para o fortalecimento da classe. “O encontro foi muito rico e produtivo, são ações que trazem valor ao associativismo. Continuaremos com o projeto para fomentarmos cada vez mais o nosso setor.” sinalizou Fausto que é empresário do setor de doces há 20 anos.

O projeto contará com uma programação que será desenvolvida durante todo o ano 2019 em parceria com o FIEMG Competitiva e o SIAU que tem sede em Uberlândia e atende as indústrias do setor desde 1962.

Galeria

Últimas notícias

  1. Sinduscon-MG oferece cursos e palestras on-line para profissionais da construção civil

    Leia

  2. Rumo ao associativismo do futuro

    Leia

  3. FIEMG e SEBRAE Minas promovem curso: “Treinamento Fiscal para Compradores”

    Leia

  4. FIEMG promove encontro virtual de negócios da higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

    Leia

  5. Bento Albuquerque destaca importância de Minas Gerais para o setor energético e de mineração

    Leia

  6. Entrega da DAMEF é prorrogada até dia 30/11

    Leia

  7. Minascon 2020 terá programação totalmente virtual

    Leia

  8. Inscrições prorrogadas: Encontro para exportação de indústrias da mineração

    Leia